Mudanças climáticas, aumento do nível dos mares e tigres ameaçados

 

Tigre-de-bengala
Tigre-de-bengala. Foto: Wikipedia

 

Caros colegas,

O magnífico tigre-de-bengala está criticamente ameaçado e sua última fortaleza costeira pode ser seriamente ameaçada pelas mudanças climáticas e pelo aumento do nível do mar, segundo um novo estudo.

Durante o próximo meio século, nossas análises sugerem que as mudanças climáticas e a elevação do nível do mar irão interagir com os perigos em curso, como a perda de habitat, novas estradas e desenvolvimentos industriais, e aumentando as pressões de caçadores e invasores.

Nossa área de estudo, os mangues arbóreos Sundarbans em Bangladesh, também são os maiores habitats de mangue sobrevivente do mundo – abrigando uma grande diversidade de espécies. É um ecossistema globalmente icônico.

É evidente que existem razões poderosas para proteger este ecossistema único das pressões de invasão e desenvolvimento, dados os seus valores e importância excepcionais para a vida selvagem ameaçada de extinção.

Quanto mais os Sundarbans são conservados – através de novas áreas protegidas e reduzindo a caça e invasão ilegal -, mais resilientes serão aos extremos climáticos e o aumento do nível do mar projetado para ocorrer nos próximos anos.

Tudo de bom a todos(as)

Bill

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

Referência:

Combined effects of climate change and sea-level rise project dramatic habitat loss of the globally endangered Bengal tiger in the Bangladesh Sundarbans
Sharif A. Mukul,Mohammed Alamgir,Md. Shawkat I. Sohel,Petina L. Pert,John Herbohn,Stephen M. Turton,Md. Saiful I. Khan,Shifath Ahmed Munim,A.H.M. Ali Reza,William F. Laurance
Science of The Total Environment
Volume 663, 1 May 2019, Pages 830-840
https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2019.01.383

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/02/2019

Mudanças climáticas, aumento do nível dos mares e tigres ameaçados, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/02/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/02/21/mudancas-climaticas-aumento-do-nivel-dos-mares-e-tigres-ameacados/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top