Contaminação por microplásticos encontrada em fonte comum de água subterrânea, relatam pesquisadores

 

pesquisa

 

Os microplásticos contaminam as águas superficiais do mundo, mas os cientistas apenas começaram a explorar sua presença em sistemas de águas subterrâneas. Um novo estudo é o primeiro a relatar microplásticos em aquíferos calcários fraturados – uma fonte de água subterrânea que responde por 25% do suprimento global de água potável.

O estudo identificou as fibras de microplásticos, juntamente com uma variedade de medicamentos e contaminantes domésticos, em dois sistemas aquíferos em Illinois. Os resultados são publicados na revista Groundwater.

Por Lois Yoksoulian*
University Of Illinois At Urbana-Champaign

A água subterrânea flui através das fendas e vazios de calcário, às vezes levando esgoto e escoamento de estradas, aterros e áreas agrícolas para os aquíferos abaixo, disse Scott.

Os pesquisadores coletaram 17 amostras de água subterrânea de poços e nascentes – 11 de um aquífero calcário altamente fraturado perto da área metropolitana de St. Louis e seis de um aquífero contendo fraturas muito menores no noroeste rural de Illinois.

Todas, exceto uma das 17 amostras, continham partículas microplásticas, com uma concentração máxima de 15,2 partículas por litro de uma fonte na região de St. Louis, segundo o estudo. No entanto, decifrar o que essa concentração significa é um desafio, disse Scott. Não existem estudos ou regulamentações de avaliação de riscos publicados.

Os pesquisadores descobriram, no entanto, que as concentrações de suas áreas de campo são comparáveis às concentrações de águas superficiais encontradas nos rios e riachos da região de Chicago, disse Samuel V. Panno , pesquisador do Estado de Illinois e principal autor do estudo.

Os pesquisadores identificaram uma variedade de contaminantes de saúde domésticos e pessoais junto com os microplásticos, uma indicação de que as fibras podem ter se originado de sistemas sépticos domésticos.

“Imagine quantos milhares de fibras de poliéster encontram seu caminho em um sistema séptico de apenas fazer uma carga de roupa”, disse Scott. “Então, considere o potencial para que esses fluidos vazem para o suprimento de água subterrânea, especialmente nesses tipos de aquíferos, onde a água da superfície interage tão prontamente com a água subterrânea.”

Há ainda uma quantidade monumental de trabalho a ser feito sobre este assunto, disse Scott. Ele antecipa que a contaminação por microplásticos em águas superficiais e subterrâneas será um problema nos próximos anos.

“Mesmo que paremos de fabricar plásticos hoje, ainda lidaremos com essa questão por anos, porque o plástico nunca vai embora”, disse Scott. “Estima-se que 6,3 bilhões de toneladas de resíduos plásticos tenham sido produzidos desde a década de 1940, e 79% delas estão agora em aterros sanitários ou no ambiente natural. Para mim, é um conceito tão estranho que esses materiais são destinados para uso único, mas eles são projetados para durar para sempre. ”

Referência:

Panno, S. V., Kelly, W. R., Scott, J. , Zheng, W. , McNeish, R. E., Holm, N. , Hoellein, T. J. and Baranski, E. L. (2019), Microplastic Contamination in Karst Groundwater Systems. Groundwater. Accepted Author Manuscript. doi:10.1111/gwat.12862
https://doi.org/10.1111/gwat.12862

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/01/2019

"Contaminação por microplásticos encontrada em fonte comum de água subterrânea, relatam pesquisadores," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/01/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/01/29/contaminacao-por-microplasticos-encontrada-em-fonte-comum-de-agua-subterranea-relatam-pesquisadores/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Contaminação por microplásticos encontrada em fonte comum de água subterrânea, relatam pesquisadores

  1. Qualquer material que venha ter à estação de tratamento de água causa problema. Gordura, óleo vegetal, papéis.
    Recentemente, o operador de uma ETA chamou atenção para a quantidade de micropartículas de papel presentes na água em tratamento e fez um apelo para que ninguém lance papel no vaso sanitário.

Deixe uma resposta

Top