EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Crise moral e sacrifício, artigo de Montserrat Martins

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] Então Deus lhe ordenou: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem tu muito amas, e vai-te à terra de Moriá. Sacrifica-o ali como holocausto, sobre uma das montanhas, que Eu te direi” (Gênesis, 22;2)

No Antigo Testamento há passagens de sacrifícios heroico-trágicos, como o do sacrifício de um próprio filho, em nome de Deus. O que hoje seria bárbaro em termos literais, tem alto significado simbólico para a administração pública.

Num Brasil mergulhado em crise moral e financeira, o exemplo tem de vir de cima, sem o que pedir sacrifícios ao povo parecerá mera hipocrisia. A reforma da previdência é uma forma de ônus que recai sobre os brasileiros, a trabalhista também, a contenção de despesas, com consequente redução de gastos com programas sociais, são todas decorrências da crise financeira, que implicam em sacrifícios da população.

Ônus financeiros assumidos em prol de uma causa maior se tornam compreensíveis, se justificam, enquanto mudanças necessárias para o futuro da sociedade. O mesmo vale para o ônus moral, para as atitudes moralizadoras que a sociedade demanda do governo, para a crise moral do país, que acompanha a financeira.

A sociedade quer a prometida transparência do BNDES, cujas atividades envolvem valores bilionários, estratégicos para o desenvolvimento econômico. Mas também quer a do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), na identificação de indícios de atividades ilícitas.

Toda eleição presidencial girou em torno da crise moral e financeira do país e no exemplo que o governo eleito teria de dar, onde todos os candidatos prometeram ser exemplares em seus atos.

Eleito o atual Presidente, escolhido o seu Ministério, cabe à sociedade esperar o cumprimento dessa missão da qual se incumbiram. Pois duas iniciativas vão na contramão das expectativas. A primeira foi o artigo 7º do Decreto 9.663, de 1º de janeiro de 2019, que veda aos membros do COAF “manifestar, em qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento no Plenário”. A segunda foi a iniciativa do senador Flávio Bolsonaro, filho do Presidente, de reivindicar para si, junto ao STF, o foro privilegiado no tocante às investigações sobre o seu ex-assessor Queiroz.

O Brasil já passou anos discutindo as benesses atribuídas ao “Lulinha” como favorecido pelo governo do seu pai, para seguir agora no mesmo tema dos privilégios familiares, em detrimento da moralização do país.

Quem torce para o sucesso do governo quer que o beneficiado seja o país, a população, não a família presidencial.

 

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Psiquiatra, autor de “Em busca da alma do Brasil”.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/01/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Crise moral e sacrifício, artigo de Montserrat Martins

  • Constansa becker

    Estou satisfeita com a opinião da redação da ECOdebate. Não esperava menos. “Quem torce para o sucesso do governo quer que o beneficiado seja o país, a população, não a família presidencial.” Parabéns!

Fechado para comentários.