EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Organizar a bagunça, artigo de Montserrat Martins

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] Papo de café entre psiquiatra e psicóloga: eu falava do meu livro sobre o Brasil e ela perguntou “mas você acredita mesmo no Brasil?”. Pensei na hora e devolvi a pergunta: “o que você acha mais fácil, organizar uma bagunça ou flexibilizar uma rigidez?”. Ela ficou pensativa.

Pense nas dificuldades de se adaptar à cultura da disciplina no Japão e à extrema organização na Alemanha. “De perto ninguém é normal”, já disse o Caetano. Você nunca desconfiou porque tantas celebridades brasileiras que viveram na Europa voltaram para o Brasil? De longe é lindo ver tudo organizado, mas lá você não tem essa facilidade de fazer novas amizades, frequentar a casa das pessoas e ser acolhido por pessoas que você mal conhece, como acontece aqui.

Estamos tão cansados do “jeitinho brasileiro” (que teria surgido na época da escravidão, para driblar poderes tirânicos) que lhe negamos todos os méritos, mesmo que usufruindo de suas benesses. Qualquer jovem brasileiro que colocar uma mochila nas costas pode ir para uma praia do Nordeste, onde as pessoas lhe alugam um quarto, lhe colocam para dentro da casa delas e lhe tratam como amigo de infância.

Psiquiatras e psicólogos conhecem, da vivência profissional, a dificuldade em ajudar pessoas rígidas a flexibilizar seus conceitos, suas formas de ver e sentir a vida e de ter empatia com as outras pessoas. Pessoas de personalidade rígida estruturam famílias com regras rígidas e de difícil convivência.

“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, já disse o Caetano numa música, que serve para nosso sentimento de auto-desvalia com a desorganização da sociedade brasileira, da nossa cultura avessa a autoridades e a disciplina. O momento agora é de “organizar a bagunça”, esse é o sentimento predominante na sociedade brasileira pós-2018.

O brasileiro é avesso a autoridades mas de tempos em tempos, em nome de um “interesse maior”, coloca no poder um tirano para “organizar a bagunça”, disse o sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda há 83 anos atrás, quando publicou “Raízes do Brasil”, em 1936.

Esse seria o nosso “ciclo” recorrente, entre o gozo da extrema liberdade na qual gostamos de viver e momentos de desejada rigidez para estabelecer limites sociais aos excessos. Mais forte que qualquer partido político, ou que qualquer ideologia política de direita ou esquerda, estaria essa nossa tendência cultural, atávica, cíclica, de alternância entre liberdade e ordem.

O sentimento do momento é “organizar a bagunça”, ou seja, na repressão ao crime comum, contra os altos índice de assaltos. Isso gera a preocupação com a “governabilidade”, com ajuda da folclórica Damares, pra não pensarmos no Queiroz.

 

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Psiquiatra, autor de “Em busca da alma do Brasil”.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/01/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.