EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Energia solar produzida na USP poderia abastecer 3,2 mil casas

 

Jornal da USP

O caminho da energia solar na USP

Em maio de 2012, o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP iniciou as atividades para a implantação da usina fotovoltaica no campus Cidade Universitária, no Butantã, em São Paulo. Os projetos receberam recursos da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), além do auxílio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e da Prefeitura do Campus da capital (PUSP). Conheça a localização das placas solares e a sua contribuição para a demanda de eletricidade do campus.

Arte: Larissa Fernandes
Reportagem: Matheus Souza

Onde estão as placas solares

Os sistemas de energia solar da USP, em São Paulo, totalizam, juntos, 540 kW de potência, gerando o total de 1% da energia elétrica do campus. A energia produzida é jogada na rede subterrânea, podendo ser utilizada por toda a Cidade Universitária

Energia solar

Luz solar transformada em energia elétrica

Energia solar

Quanto a USP economiza?

Em 2017, a USP consumiu quase 80 mil  Megawatt-hora (MWh)
Energia solar

Isso equivale a um custo de 30 milhões de reais*

* considerando apenas o campus Cidade Universitária

A economia pode chegar a 305 mil reais com o 1% de energia gerada via usinas solares

A energia solar produzida na USP poderia abastecer 3200 casas

Energia solar

*domicílio padrão com quatro pessoas e um consumo mensal de 250 kWh/mês

Novas instalações

A USP poderia ter uma economia ainda maior caso houvesse investimento em mais usinas solares. Em 2017, o então aluno do IEE Mario Luiz Ferrari Pin fez, em sua dissertação de mestrado, um levantamento do potencial para instalação de novos sistemas fotovoltaicos na Cidade Universitária

14 edifícios

poderiam ter módulos fotovoltaicos instalados em seus telhados, como o Conjunto Residencial (Crusp) e o Departamento de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

As novas usinas poderiam gerar até 3,1% da energia elétrica consumida no campus

Energia solar

Outras unidades onde é possível instalar placas solares

Instituto de Ciências Biomédicas
Faculdade de Economia e Administração
Instituto de Química
Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica
Centro de Difusão Internacional
Faculdade de Odontologia
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Instituto Oceanográfico
Centro de Práticas Esportivas – Raia Olímpica
Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica

Fontes: Professor Roberto Zilles, coordenador das Atividades de Pesquisa do Serviço Técnico de Sistemas Fotovoltaicos; Programa Permanente para o Uso Eficiente dos Recursos Hídricos e Energéticos (PUERHE) na USP e Levantamento do potencial de geração fotovoltaica com sistemas de microgeração aplicados à arquitetura nos edifícios do campus São Paulo da USP, de Mario Luiz Ferrari Pin

 

Do Jornal da USP, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/01/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Energia solar produzida na USP poderia abastecer 3,2 mil casas

  • Não foi considerado o potencial de cobertura em pátios de estacionamento? Demanda um pouco mais de estrutura, mas a USP tem muitos pátios de estacionamento, e a diferença são que as vagas passariam a ser sombreadas e as placas solares ficariam mais baixas, o que facilita a limpeza e manutenção (pelo lado ruim, também facilita furtos, o que nos estacionamentos da USP é uma triste realidade a se encarar).

Fechado para comentários.