EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Frida, as formigas e 2019, artigo de Montserrat Martins

 

opinião

 

[EcoDebate] Frida Kahlo era casada com o pintor Diego Rivera, amigo do Trotsky e os dois ‘pegavam’ a Frida.

– A Frida pegava os dois, você quer dizer.

– Isso.

Meu amigo me contava a série que passa na TV sobre a vida de Trotsky, que após a vitória da Revolução Russa foi promover a “revolução permanente” em outros países até ser morto no México a mando de Stálin. Qual a relevância de histórias do século passado para o 2019 que se inicia?

Uma fila de formigas subia carregando folhas imensas, em relação ao tamanho delas, trabalhando de modo disciplinado, num esforço conjunto com dedicação individual.

– Cara, olha o tamanho dessas folhas!

– Mas não devem ser folhas pesadas.

– Mesmo assim, tem vento e são muito maiores do que elas!

Meu amigo sociólogo não estava interessado nas formigas e eu me esforcei para me interessar pela política. E o sucesso da China?

– Foi com a abertura da economia, eles tem um Capitalismo de Estado, tem propriedade privada, apesar do controle político estatal.

O mundo é cada vez mais governado pelo pragmatismo econômico, a política terá relevância ante a economia?

Lembrei do meu pai, um observador atento da natureza. Tínhamos um quintal com muitas árvores frutíferas, meu pai se criou no interior, sabia plantar, entendia de animais também, assistia National Geographic.

As verdades da natureza parecem mais consistentes. O ser humano pode querer revolucionar o mundo, mas é inegavelmente instintivo, luta pela sobrevivência antes de tudo.Em 2019 as pessoas vão continuar brigando por política, mas o pano de fundo dessa briga é “em que mundo eu me sinto mais seguro?”.

A natureza tem histórias fantásticas, que não canso de contar. A do engenheiro que estava na Amazônia com sua equipe e foi alertado pelo pescador que as margens do rio iam subir com as chuvas.

– Obrigado, mas nossos equipamentos não indicam chuva.

De madrugada tiveram de erguer acampamento, com chuva torrencial e o rio transbordando. O engenheiro ficou intrigado. Quando voltou a ver o pescador, quis saber como ele podia saber algo que os instrumentos não detectaram? O pescador explicou que as formigas estavam se mudando do formigueiro de baixo para o de cima, o que elas sempre fazem quando vai chover, e que esse “instrumento” não falha nunca.

Em 2019, se meus instrumentos não falham, as pessoas vão se guiar mais por seus instintos do que pelas teorias. Tudo indica um ano pragmático. E a revolução dos costumes já aconteceu, Frida virou meme

 

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Psiquiatra, autor de “Em busca da alma do Brasil”.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/01/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Frida, as formigas e 2019, artigo de Montserrat Martins

  • Monserrat Martins, neste artigo você se excedeu.
    O ecologista cedeu lugar ao literato.
    Parabéns!

Fechado para comentários.