EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novo estudo revela uma redução generalizada nos recursos de energia eólica no hemisfério norte

 

Um novo estudo enfocando a mudança nos recursos de energia eólica e a capacidade de simulação de modelos revela um declínio generalizado dos recursos de energia eólica no Hemisfério Norte.

Como a mudança climática está se tornando cada vez mais preocupante, os esforços de mitigação estão sendo empreendidos pela comunidade mundial. O desenvolvimento de energia limpa e renovável é um componente importante desses esforços por sua contribuição significativa para reduzir as emissões de carbono na atmosfera em comparação com o combustível fóssil.

Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences*

Em 2016, a energia renovável contribuiu com mais de 19% para o consumo final global de energia. De todas as fontes de energia renováveis, a eólica é um dos principais atores em termos de capacidade instalada de geração de eletricidade, superada apenas pela energia hidrelétrica.

A energia eólica é um recurso natural caracterizado pela instabilidade. Estudos anteriores se concentram principalmente na avaliação das reservas de energia eólica, mas não está claro como a energia eólica evolui com o tempo.

 

O parque eólico de Dabancheng, na província chinesa de Xinjiang
O parque eólico de Dabancheng, na província chinesa de Xinjiang. (Foto tirada por HUANG Gang)

 

Um novo estudo enfocando a mudança nos recursos de energia eólica e a capacidade de simulação de modelos revela um declínio generalizado dos recursos de energia eólica no Hemisfério Norte.

Usando dados de observação de estações, o estudo constata que aproximadamente 30%, 50% e 80% das estações perderam mais de 30% do potencial eólico desde 1979 na América do Norte, Europa e Ásia, respectivamente. O estudo também revela que os modelos climáticos globais (GCM) não podem replicar as mudanças de longo prazo na energia eólica, indicando que as projeções de energia eólica baseadas em simulações de GCM devem ser usadas com consideração cuidadosa ao desempenho do modelo.

“Nosso estudo é uma das primeiras avaliações abrangentes dos ventos baseados no GCM contra observações de superfície em múltiplos continentes. Descobrimos que o declínio da energia eólica é um fenômeno global generalizado e potencial. Além disso, a descoberta de que os modelos climáticos têm um deficiência notável na simulação da energia eólica é uma conclusão importante que precisa de mais atenção “. disse TIAN, o principal autor do artigo.

Referência:

Tian Q, Huang G, Hu K, Niyogi D, Observed and global climate model based changes in wind power potential over the Northern Hemisphere during 1979–2016, Energy (2019), doi: https://doi.org/10.1016/j.energy.2018.11.027 .

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/12/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.