Médicos e Professores, artigo de Montserrat Martins

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] O Professor Pedro Oliveira sofreu ao revisar o meu livro “Em busca da Alma do Brasil”, pois a minha proposta era de um “livro falado”, de escrever como as pessoas falam, sem formalismos acadêmicos. O plural correto de “barzinho”, por exemplo, é “barezinhos” e não “barzinhos”, como se diz. O Professor Pedro foi suportando as escolhas do autor, até que um dia desabafou: “Está certo que seja um livro escrito em linguagem falada, mas precisa falar errado?”.

Lembrei dele, agora, com a indicação do novo Ministro da Educação. Falar em indicações políticas é questão delicada, ainda mais nesse momento. Vamos com calma, então. Críticos são pessoas que comentam o que você não disse, já observou o Mário Quintana. Ao comentar algo, deveríamos primeiro entender as intenções de quem produziu aquele conteúdo. Não dá para avaliar as decisões do Bolsonaro a partir das propostas do Haddad, ao verificar a coerência com o que foi proposto.

O discurso vencedor é repleto de apelos ao patriotismo e de críticas a interferências ideológicas. No caso do Mais Médicos, é coerente com essa lógica a substituição dos médicos cubanos por médicos brasileiros, como já está acontecendo. No caso do Ministro da Educação, colombiano de nascimento e naturalizado brasileiro, qual é a lógica? Não havia um Professor natural do país, para um posto de tão elevado significado simbólico?

Ricardo Vélez Rodríguez, nascido em 1943 em Bogotá, em 63 se graduou em Filosofia e em 67 em Teologia em Bogotá. Mudou-se para o Brasil em 1979 (aos 36 anos de idade) e desde 1981 é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Londrina e em 1982 se tornou Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho, onde a partir de 1983 vinculou-se a programas de Pós-Graduação e passou a orientar inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado. Está no Brasil há 39 anos, cerca da metade dos seus 75 anos de idade.

Será “xenofobia”, preconceito contra estrangeiros, estranhar a indicação de um Ministro natural da Colômbia? Eu, pessoalmente, não estranharia se um “doble chapa” (como se diz na fronteira) fosse Ministro da Indústria e Comércio, por exemplo, onde os negócios com a América Latina poderiam até ser favorecidos por sua história e vínculos pessoais. A dúvida é o que isso significa numa pasta com o simbolismo da Educação.

Voltando ao Professor Pedro, que sofre com o fato de que “falamos errado”, o que significa para os milhões de professores brasileiros serem liderados por um profissional com sotaque castelhano? E para os milhões de jovens brasileiros, ter como referência quem não vivenciou a infância e adolescência na nossa cultura? Não sei as respostas. Também não sei se os médicos cubanos vão deixar saudades, ou não.

 

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Psiquiatra, autor de “Em busca da alma do Brasil”

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/12/2018

"Médicos e Professores, artigo de Montserrat Martins," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 3/12/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/12/03/medicos-e-professores-artigo-de-montserrat-martins/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Deixe uma resposta

Top