Pisando nos freios nas grandes obras de infraestrutura?

 

obra de infraestrutura
Foto: EBC

 

Caros colegas,

Eu estou circulando o que será um dos meus trabalhos mais controversos.

Estamos vivendo na era mais explosiva da expansão da infraestrutura na história da humanidade, mas estou argumentando que precisamos desacelerar os investimentos em grandes projetos de infraestrutura – reduza a velocidade deles.

É notável o número de organizações internacionais, universidades e institutos que estão entrando no movimento da “infraestrutura verde”. Mas muitas vezes, o “greening” parece envolver medidas de pequena escala ou insignificantes – para projetos de alto risco que nunca deveriam acontecer em primeiro lugar.

É como tentar tratar o câncer com um band-aid.

A menos que tenhamos extremo cuidado, vamos cair em uma armadilha. Nosso trabalho não é apenas projetar maneiras de tornar a infraestrutura “mais verde” – na verdade, isso é praticamente impossível em muitos casos.

Nosso trabalho é ajudar os governos, organismos internacionais, financiadores e o público em geral a entender que precisamos de infraestrutura inteligente e investimentos inteligentes – e, em muitos casos, isso envolverá a construção de menos, não mais.

O artigo, citado abaixo, que acaba de aparecer on-line em Trends in Ecology & Evolution, tenta explicar de forma concisa por que e como podemos fazer isso.

Muito obrigado

Bill

Referência:
Conservation and the Global Infrastructure Tsunami: Disclose, Debate, Delay!
William F. Laurance
Trends in Ecology & Evolution
Elsevier
https://doi.org/10.1016/j.tree.2018.05.007

 

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
& College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/06/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top