Corredores de conservação podem salvar os habitats naturais?

 

ALERT – alert-conservation.org

 

Os ecossistemas estão sendo rapidamente fragmentados à medida que a pegada humana se espalha pela Terra. Mason Campbell, da ALERT, da James Cook University, na Austrália, nos conta sobre uma importante iniciativa que pode ajudar a natureza a sobreviver ao ataque.

Os seres humanos estão rapidamente destruindo o mundo natural, isolando as populações de animais selvagens e tornando-as mais propensas à extinção.

Isso está acontecendo mais rápido hoje do que nunca. As estradas já dividiram os habitats naturais do mundo em mais de 600.000 peças .

govt-tropical-deforestation-0bc61b73.jpg

O mais preocupante é que as florestas tropicais do mundo – os ecossistemas biologicamente mais ricos da Terra – estão se aproximando rapidamente de um “limiar de fragmentação”, de acordo com uma nova pesquisa na Nature , a revista científica mais bem classificada do mundo.

Se não pararmos de derrubar as florestas tropicais, a pesquisa sugere que, em meio século, teremos até 33 vezes mais fragmentos florestais do que temos hoje.

Assim, a fragmentação está se tornando o “novo normal” – especialmente nos trópicos. O que podemos fazer para ajudar a natureza a sobreviver?

CORREDORES DE CONSERVAÇÃO

Uma ideia popular é criar corredores de conservação , para ajudar a vida selvagem a atravessar paisagens fragmentadas e, assim, reduzir os impactos sobre espécies vulneráveis.

wildlife-corridors.jpg

Mas até hoje, a maioria dos investimentos em grande escala em cruzamentos de vida selvagem ocorreram na América do Norte, Europa e Austrália – e não nos trópicos.

Uma exceção notável é o Corredor de Vida Selvagem da Rodovia 304,atualmente em construção na Tailândia. Apesar das preocupações iniciais , existem algumas razões para otimismo.

Após a conclusão, o corredor ligará dois grandes blocos florestais que compõem uma área de magnificência biológica – o Complexo Florestal Dong Phayayen-Khao Yai , um renomado Patrimônio Mundial.

Os dois blocos florestais foram isolados por uma importante rodovia e pelo desenvolvimento associado da terra, extração ilegal de madeira e caça ilegal de animais selvagens.

Vincular os dois blocos florestais poderia melhorar as perspectivas de sobrevivência dos Tigres Indochineses criticamente ameaçados – esperançosamente, permitindo que os tigres de um bloco florestal (Dong Phayayen) repovoem o outro bloco (Khao Yai), onde estão extintos desde 2002.

Este seria um passo vital para a frente – já que este é um dos dois únicos lugares na Terra onde se sabe que os Tigres Indochineses se reproduzem.

IMPRESSIONANTE, MAS CARO

Como uma façanha de engenharia, o corredor é impressionante. O segmento mais importante inclui 430 metros de túneis de veículos, 570 metros de estrada elevada e muitos mini-bueiros abaixo da estrada para pequenos animais selvagens.

DSC_3134.jpg

Além disso, o Departamento de Estradas da Tailândia está financiando estações de guardas florestais em pontos-chave ao longo do corredor, para ajudar a deter os caçadores de vida selvagem e madeireiros ilegais .

Mas um corredor de conservação como este está longe de ser barato. Até agora, mais de US $ 41 milhões foram investidos e o projeto ainda não está concluído.

CRÉDITO À TAILÂNDIA – MAS TEMOS PARA O MUNDO

O Corredor da Vida Selvagem da Highway 34 demonstra que a Tailândia está disposta a investir muito dinheiro para ajudar a sustentar uma de suas áreas mais importantes para o meio ambiente.

O governo tailandês merece aplausos da comunidade global de conservação por seus esforços – e pelo que pode eventualmente se tornar um esforço icônico para sustentar a natureza na Ásia.

Mas o projeto da Tailândia também revela quão caro e desafiador pode ser reduzir os impactos da fragmentação do habitat da expansão das estradas.

Isso é assustador, já que as estradas pavimentadas nos países em desenvolvimento da Ásia dobrarão de tamanho nos próximos três anos .

bulldozer-adjusted.jpg

Ainda mais alarmante, a iniciativa chinesa One Belt One Road , que movimenta US $ 1 trilhão , criará vastas redes de novas estradas, ferrovias e indústrias extrativistas que cruzarão grande parte da Ásia, África e Europa.

A China está tentando convencer o mundo a não se preocupar – que sua mega-iniciativa pode ser gerenciada de uma forma que não tenha impactos irreversíveis sobre ecossistemas e espécies vulneráveis.

Mas poucos especialistas estão comprando os argumentos da China. Na verdade, sérios riscos ambientais , sociais e financeiros estão embutidos em todo o empreendimento.

De fato, as lições do corredor de conservação da Tailândia sugerem que seria incrivelmente caro – e potencialmente impossível – conter a interrupção ambiental dos projetos One Belt One Road.

 

Informe ALERT, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/03/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Corredores de conservação podem salvar os habitats naturais?

  1. “Corredores de conservação podem salvar os habitats naturais?”
    Evidente que a resposta que teremos a essa pergunta é afirmativa, ou seja, um GRANDE MILAGRE já está sendo apresentado.

Comentários encerrados.

Top