EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Estudo de Caso: Reuso de madeira em agroindústria, por Sidimar Plácido Dos Santos , Izabela Regina Costa Araujo, James Morais e Rodrigo José de Vargas

 

ESTUDO DE CASO: REUSO DE MADEIRA EM AGROINDÚSTRIA

Sidimar Plácido Dos Santos 1

Izabela Regina Costa Araujo2

James Morais3

Rodrigo José de Vargas4

RESUMO: A agroindústria é um dos segmentos econômicos mais importantes do país. Com seu crescimento, aumentaram também as preocupações com a redução do desperdício, a reciclagem e reutilização de materiais.

Este trabalho teve como objetivo promover a conscientização ambiental por meio do aproveitamento de peças de madeira, que seriam descartadas, na fabricação de mobiliário e peças de decoração para o refeitório da Unidade Industrial de Aves da Cooperativa Lar.

Os efeitos de conscientização ambiental foram avaliados por meio de aplicação de questionários aos funcionários. Como principais resultados do trabalho, foram confeccionadas mesas, painéis, vasos para plantas entre outros objetos com a madeira proveniente de paletes, caixotes e bobinas. Além disso, com a instalação das peças, a indústria abriu novos espaços para a aplicação de itens de madeira reaproveitada. Aproximadamente 96% dos funcionários afirmaram que o trabalho promoveu o conhecimento sobre o reaproveitamento destes materiais e 98% deles consideraram utilizar madeira de reuso para confecção de mobiliário e peças de decoração em suas casas.

Palavras-chave: Palete, decoração, reaproveitamento, resíduos sólidos

ABSTRACT: Agribusiness is one of the most important economic sectors of the country. With its growth, also increased concerns about waste reduction, recycling and reuse of materials. This study aimed to promote environmental awareness through the use of pieces of wood, which would be discarded in the manufacturing of furniture and decorative items for the dining room of the Industrial Unit of Poultry Cooperative. The effects of environmental awareness were assessed through questionnaires to employees. The main results of the work were the tables, panels, flower pots and other objects with the wood from pallets, crates and reels. Furthermore, with the installation of parts, the industry opened new spaces for the use of recycled wood items. Approximately 96% of employees said the work promoted knowledge about the reuse of these materials and 98% of them considered using reuse timber for making furniture and decorative items in their homes.

Keywords: Pallet, decoration, recycling, solid waste

1 INTRODUÇÃO

A agroindústria é um dos segmentos econômicos mais importantes do Brasil, principalmente as indústrias de alimentos, que são o ramo do setor industrial mais interiorizado e melhor distribuído pelo país. No total, são 33,5 mil empresas, que geram 1,6 milhões de empregos diretos e obtiveram, em 2014, um faturamento aproximado de 530 bilhões de dólares (ABIA, 2015).

Considerando sua importância no contexto social e econômico, essas empresas vêm buscando, progressivamente, processos mais sustentáveis. Nos últimos 20 anos, a indústria brasileira deu passos relevantes na incorporação dos objetivos de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social em suas estratégias empresariais. Dentre as principais iniciativas, podemos destacar a utilização de energia renovável, investimentos em eficiência energética e em economia na utilização da água, redução na geração de resíduos sólidos e desperdícios, aumento da taxa de reaproveitamento de materiais e produtos, utilização de matéria-prima proveniente de florestas plantadas, entre outros (CNI, 2012).

Ortiz e Sellitto (2013) destacam o conjunto de técnicas denominado Produção mais Limpa (P+L) como práticas capazes de reduzir ou eliminar os resíduos gerados, aumentando a produtividade, a eficiência nos processos e promovendo a redução de custos operacionais e de resíduos. Os autores ainda destacam que um dos resíduos da indústria que podem ser tratados por técnicas de otimização de gestão são os paletes de madeira.

Paletes, ou pallets em inglês, são estruturas de madeira utilizadas para facilitar o transporte e armazenamento de insumos industriais, normalmente são confeccionados com madeira reflorestada de pinus ou eucalipto. O PBR (Palete Padrão Brasil) foi introduzido em 1990 pela Associação Brasileira de Supermercados e institutos vinculados ao Comitê Permanente de Paletização-CPP, auxiliados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo – IPT-USP. Suas medidas foram padronizadas em 1,00 m x 1,20 m (ABRAPAL,2015). Possuem número de peças (tábuas superiores, tábuas intermediarias, tocos e tábuas inferiores) com quantidade e medidas padrão, e com marcação sobre o fabricante e o ano da fabricação. Sua estrutura reforçada permite que o palete PBR seja extremamente resistente e durável. Por ser padronizado, o PBR é utilizado por praticamente toda a cadeia produtiva do país (RIBEIRO, PANOT E BALHONHEZI, 2014).

Almeida (2014) afirma que na indústria de papel e celulose há um sistema de reciclagem dos paletes no qual, por um sistema de logística reversa, os paletes são recolhidos, recondicionados e reaproveitados. Porém nem todos os paletes são reutilizáveis. Algumas empresas utilizam os paletes descartáveis ou one way. Neste caso, o custo dos paletes está embutido no preço do insumo para o qual ele foi utilizado. Embora sejam descartáveis, esses paletes podem ser utilizados para queima em caldeiras, como lenha, até a fabricação de mobília e objetos de decoração.

Ribeiro, Panot e Balhonhezi (2014) definem o termo EcoDesign como projetos de novos produtos, reduzindo o consumo de recursos que agridem o meio ambiente. Os autores destacam a utilização dos paletes de madeira nos projetos de design de interiores, por serem práticos, baratos, diferenciados e por configurarem uma alternativa sustentável, que contribui para a redução da exploração excessiva dos recursos florestais sem comprometer a qualidade dos produtos confeccionados.

Dessa forma, considerando a grande quantidade de madeira descartada pela agroindústria todos os anos, proveniente de paletes, caixotes, bobinas, entre outros, este trabalho teve por objetivo apresentar um estudo de caso de aproveitamento desta madeira como matéria prima para confecção de mobiliário e itens de decoração, promovendo a sustentabilidade e conscientização sobre o reuso da madeira entre os funcionários da agroindústria.

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/03/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.