EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Repensando nossa visão sobre as florestas tropicais

 

Repensando nossa visão sobre as florestas tropicais

Caros colegas,

De vez em quando, surge um artigo que sugere rever a nossa visão de mundo. Para aqueles que estudam as florestas tropicais do mundo, o anexo – que acabou de aparecer no PNAS – é um desses papéis.

Notavelmente, a distinção antiga entre as florestas tropicais “Velho Mundo” e “Novo Mundo” é uma falsa dicotomia.

Em vez disso, as florestas tropicais podem ser agrupadas em floras “americanas” e “africanas”, que são elas mesmas bastante alinhadas de forma evolutiva.

Muito distintivo desses dois modelos é a flora “Indo-Pacífico”, que, notavelmente, inclui não apenas florestas tropicais da região da Ásia-Pacífico, mas também se estende até Madagascar e África Oriental.

Existem outras tendências notáveis: por exemplo, em todo o planeta, as florestas secas tropicais são praticamente um único modelo, em um nível amplo.

Essas descobertas manterão os biogeógrafo acordados à noite – tentando repensar como eles veem o mundo. Em particular, a ideia de que as florestas tropicais africanas contém um elemento africano distintivo (na África Central e Ocidental) e um elemento Indo-Pacífico completamente diferente e altamente distinto (na África Oriental) é suficiente para motivar a mente, tudo por si só.

Recomendo a leitura do estudo [ ‘Phylogenetic classification of the world’s tropical forestshttps://doi.org/10.1073/pnas.1714977115 ], do qual sou apenas um coautor menor. Ferry Slik liderou este estudo notável.

 

Phylogenetic classification of the world’s tropical forests
Mapas de classificação das florestas tropicais do mundo, mostrando dois (A), três (B), quatro (C) e cinco (D) clusters. O resultado do cluster representa uma árvore de consenso de regra da maioria, com a porcentagem de vezes que cada agrupamento foi observado nas 20 análises de cluster separadas mostradas em D. Somente locais que podem ser classificados com certeza (P <0,05) são mostrados (n = 392).

 

Referência:

Phylogenetic classification of the world’s tropical forests
Proceedings of the National Academy of Sciences Feb 2018, 201714977; DOI: 10.1073/pnas.1714977115
https://doi.org/10.1073/pnas.1714977115

 

Nota: o artigo citado tem uma correção publicada: https://www.pnas.org/content/115/13/E3067 https://doi.org/10.1073/pnas.1803346115

Cordialmente

Bill

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/02/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.