EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa avalia o impacto negativo das mudanças climáticas nos corpos de água doce

 

pesquisa

 

Pesquisa avalia o impacto negativo das mudanças climáticas nos corpos de água doce

Ruhr-University Bochum*

Os oceanos não são os únicos corpos de água que acidificam devido a mudanças climáticas feitas pelo homem; Os sistemas de água doce também são afetados – e isso, por sua vez, pode ter um impacto nos organismos que vivem neles.

Esta é a conclusão feita pelos biólogos da Ruhr-Universität Bochum na sequência de uma análise dos dados a longo prazo de uma série de reservatórios de freswhater em toda a Alemanha e experimentos de laboratório controlados com organismos de água doce. Os resultados são publicados pela equipe liderada pela Dra. Linda Weiss, Leonie Pötter e o Prof. Dr. Ralph Tollrian, do Departamento de Ecologia Animal, Evolução e Biodiversidade de Bochum na revista Current Biology, janeiro de 2018, que já está disponível on-line.

“A acidificação dos oceanos é muitas vezes referida como o ‘gêmea’ das mudanças climáticas”, diz Weiss. “O impacto negativo do aumento dos níveis de dióxido de carbono nos ecossistemas marinhos foi provado em numerosos estudos até o momento, enquanto que quase nenhuma pesquisa foi realizada em sistemas de água doce. Nosso estudo demonstrou que a acidificação dos lagos é um problema real”.

Níveis de CO2 em quatro represas de rio analisadas durante um período de 35 anos

A equipe da Bochum analisou dados coletados em quatro barragens na Alemanha, que fornecem água potável e são monitorados uma vez por mês. A associação de gerenciamento de água “Ruhrverband” forneceu dados de medição de 1981 a 2015. Os dados coletados antes de 1999 estavam disponíveis apenas em papel e foram digitalizados por Leonie Pötter e três estudantes voluntários ao longo de vários dias.

A análise mostrou que os níveis de CO2 nos reservatórios aumentaram continuamente e o valor do pH foi reduzido em 0,01 em média por ano. Para avaliar as consequências ecológicas dessa mudança, os biólogos baseados em Bochum investigaram de que maneira as mudanças nas condições ambientais afetam uma espécie chave nos ecossistemas de água doce. Eles trabalharam com daphnia, também chamadas pulgas-de-água, que são a fonte de alimento para muitos outros organismos.

Reação aos predadores analisados

Daphnia forma vários mecanismos de defesa diferentes na presença de predadores; eles podem, por exemplo, mudar sua forma ou cultivar pequenos espinhos ao redor do pescoço. As pulgas-de-água identificam seus predadores cheirando seus sinais químicos, por assim dizer, e formam mecanismos de defesa adequados. Essa tática garante a sobrevivência a longo prazo da população.

Os pesquisadores estudaram duas espécies de daphnia em três meios de cultura separados que diferiram em termos de níveis de CO2 na água. Para algumas das amostras de daphnia, eles adicionaram sinais químicos que as pulgas-de-água costumam usar para detectar a presença de predadores: substâncias lançadas por larvas de Chaoborus e uma insetos de água das espécies de Notonecta. Posteriormente, eles registraram de que maneira a daphnia reagiu aos sinais químicos sob diferentes condições de CO2.

O aumento dos níveis de CO2 inibe os mecanismos de defesa

Os resultados foram os mesmos para ambas as espécies, Daphnia pulex e Daphnia longicephala: quanto maior a concentração de CO2 no meio de cultura, mais fraca é a formação dos mecanismos de defesa da daphnia. Isto é presumivelmente porque o aumento dos níveis de CO2 interfere com o sentido do olfato das pulgas-de-água; em água com maiores concentrações de CO2, sua capacidade de detectar os sinais químicos de predadores e, consequentemente, de sua presença foi prejudicada.

“Muitos organismos de água doce dependem do seu sentido de odor”, explica Linda Weiss. “Se esse sentido for comprometido em outras espécies também devido ao aumento dos níveis de CO2, este desenvolvimento pode ter consequências de longo alcance para todo o ecossistema. Agora, os estudos de acompanhamento devem ser realizados, a fim de determinar se a acidificação dos sistemas de água doce é um fenômeno global e de que forma outras espécies reagem ao aumento dos níveis de CO2 “.

###

Referência:

Linda Weiss, Leonie Pötter, Annika Steiger, Sebastian Kruppert, Uwe Frost, Ralph Tollrian: Rising pCO2 in freshwater ecosystems has the potential to negatively affect predator induced defenses in Daphnia, in: Current Biology, 2018, DOI: 10.1016/j.cub.2017.12.022, http://www.cell.com/current-biology/pdfExtended/S0960-9822(17)31655-X

 

 

Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/01/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.