EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Impactos humanos em florestas e pastagens são maiores e mais antigos do que se supunha anteriormente

 

pastagem
Pastagem. Foto: Embrapa

 

Alpen-Adria-Universität*

A utilização humana de biomassa reduz os estoques globais de carbono na vegetação em 50%, o que implica que emissões maciças de CO2 para a atmosfera ocorreram ao longo dos últimos séculos e milênios.

A contribuição do manejo florestal e pecuária nas pastagens naturais para as perdas globais de carbono é de uma magnitude similar à do desmatamento. Atualmente, esses efeitos são subestimados nos modelos globais de carbono existentes e nas avaliações das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da produção terrestre. Sem uma análise completa dos efeitos da gestão da terra, as previsões climáticas globais e os cálculos dos efeitos de GEE das futuras políticas de bioenergia são propensos a erros, comprometendo seriamente a avaliação robusta de medidas que ajudariam a atingir o objetivo de 1,5 ° C do Acordo de Paris.

Os estoques de carbono na vegetação têm um papel crucial no sistema climático global. No entanto, as características essenciais da vegetação receberam pouca atenção científica até o momento. Embora a pesquisa tenha feito progressos significativos nos últimos anos em relação à quantificação dos efeitos do desmatamento, os efeitos dos usos da terra que não estão associados à mudança da cobertura terrestre foram amplamente ignorados.

Uma equipe de pesquisa internacional liderada por Karl-Heinz Erb publicou artigo na Nature, visando fechar essa lacuna de conhecimento. Os cálculos baseados nos dados atuais sobre o estado de arte já haviam revelado que os ecossistemas terrestres globais estão atualmente armazenando cerca de 450 bilhões de toneladas de carbono. “No entanto, em um mundo hipotético sem uso da terra, a vegetação armazenaria até 916 bilhões toneladas de carbono ”,

Aproximadamente 53 a 58 por cento da diferença de cerca de 466 bilhões de toneladas de carbono podem ser atribuídas ao desmatamento de florestas e florestas, principalmente para fins agrícolas. No entanto, os usos da terra que não resultam em mudanças na cobertura da terra, por exemplo, manejo florestal ou pastagem de pastagens naturais, também têm um enorme impacto sobre a quantidade de carbono armazenado na vegetação globalmente. Sua contribuição é estimada em 42 a 47 por cento, dos quais dois podem ser atribuídos ao manejo florestal e o terceiro restante ao pasto.

Erb resume a situação: “Até agora, esses efeitos foram severamente subestimados e, portanto, receberam pouca consideração em estudos e modelos globais. Nossos resultados mostram que as consequências do manejo florestal e do pasto são muito maiores do que anteriormente assumido. As florestas controladas armazenam cerca de um terço menos de carbono do que as florestas intocadas e intocadas. Este efeito não é apenas local, mas pode ser observado quase em todo o mundo. O que isso também nos diz é que, embora a suspensão do desmatamento seja absolutamente essencial, isso não seria suficiente para mitigar as mudanças climáticas. Além de proteger as áreas florestais, a proteção das funções florestais, incluindo os estoques de carbono, precisa ser movida para o foco ”.

Contextualizar essa descoberta com a compreensão atual do ciclo global do carbono sugere que esse efeito maciço é muito maior que antes da hipótese. Uma fração considerável da redução do estoque de biomassa ocorreu antes de 1800, ou seja, antes do início da industrialização e das emissões de combustíveis fossilizados. Isso é relevante porque ilustra claramente que se transformar em biomassa, como parte importante do suprimento de energia da humanidade, exerceria pressões significativas sobre a vegetação e seu equilíbrio de carbono. A maioria dos cenários destinados a atingir alvos de aquecimento global baixos, como os objetivos de 1.5-2.0°C codificados no Acordo de Paris, dependem fortemente de pressupostos sobre energia de biomassa, muitas vezes associados a tecnologias de captura e sequestro de carbono (BECCS).

O novo estudo revela um conflito alvo decisivo: por um lado, a biomassa como matéria-prima e como componente do fornecimento de energia é implementada com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Por outro lado, o aumento da utilização da biomassa pode resultar no esgotamento dos estoques de carbono e, portanto, nas elevadas emissões de gases de efeito estufa das áreas de manejo da terra. “Nossos resultados mostram claramente que não é legítimo assumir que o uso de biomassa para a energia é neutro para o clima se não contribui para o desmatamento. Enquanto os modelos do futuro ciclo do carbono não refletem explicitamente e plenamente todos os efeitos do manejo da terra sobre os estoques de biomassa, eles não serão capazes de avaliar com precisão os efeitos do ciclo do carbono da implementação em larga escala de políticas de bioenergia.

O estudo, cofinanciado por vários projetos, incluindo o Conselho Europeu de Investigação e a Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, também aponta para graves lacunas de conhecimento e incertezas de dados. Essas incertezas têm uma relevância direta para o desenvolvimento de estratégias destinadas a lutar contra as mudanças climáticas: no momento, a confiabilidade e a robustez dos dados permitem uma verificação do aumento de estoque de biomassa, por exemplo, devido a programas de florestação, apenas na zona climática temperada . Nesta zona, no entanto, os efeitos potencialmente viáveis são modestos. Nas florestas tropicais, em contraste, os potenciais são muito maiores, mas enormes incertezas dificultam a verificação.

Referência:

Erb, K.-H., Kastner, T., Plutzar, C., Bais, A.L.S., Carvalhais, N., Fetzel, T., Gingrich, S., Haberl, H., Lauk, C., Niedertscheider, M., Pongratz, J., Thurner, M., Luyssaert, S., 2017. Unexpectedly large impact of forest management and grazing on global vegetation biomass. Nature. doi:10.1038/nature25138

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/01/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.