EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

AGENDA: SEMINÁRIO PACTO DE RESGATE AMBIENTAL LOCAL, RJ, 05/10/2019

 

” Por um território Sustentável”

O Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL/LAGOA VIVA em parceria com ACIBARRA, inserido na programação do BARRAWEEK 2017 promoção do Jornal O GLOBO, promove no dia 05 de outubro de 2017 no Centro de Convenções do BARRASHOPPING das 13h30 às 18h00.

O Encontro PACTO DE RESGATE AMBIENTAL importante e concorrido seminário, reunindo lideranças e gestores locais, representantes governamentais, condominiais e empresariais, membros da Comissão de Direito Ambiental da OAB BARRA DA TIJUCA, do SUBCOMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ/BARRA DA TIJUCA, cujas entidades podemos citar, SECONSERMA, RIO ÁGUAS, SMAC, INEA, CEDAE, ASSAPE, CCBT, ACIJA, ACIR, ACIJA, ACIBARRA, AMORE, AMOR, ABM, AMAR, ACIBARRINHA, CCRECREIO E VARGENS, CCJ, entre outras…

O objetivo dos nossos seminários, além da difusão de conhecimento voltado para os preceitos sustentáveis é engajar novos atores, sensibilizar os tomadores de decisão, estimular boas práticas na busca de soluções para os problemas ambientais locais, priorizando a despoluição e conservação permanente dos corpos hídricos, promover debates objetivos, propositivos e concretos, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade local, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação e mitigação dos passivos ambientais locais.

Apresentaremos o Projeto de revitalização do CANAL DAS TAXAS,cobraremos a elaboração do PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA DA AP4(São Conrado, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio e Vargens), para estudos, projetos de engenharia, campanhas, mobilizações envolvendo os segmentos comunitários, para urgente concretização das intervenções, DRAGAGEM,SANEAMENTO 100%, revitalização, das lagoas, faixas marginais, mananciais e rios que vertem dos maciços da Tijuca e Pedra Branca, reduzir a burocracia, facilitar o processo do desenvolvimento turístico, buscando a flexibilização e transparência para acompanhamento da execução das obras e as devidas contrapartidas.

Estamos somando esforços e avançando no processo de licenciamento que permita a intervenção e uso da Tecnologia EM™, já usada em mais de 100 países exitosamente, para tratamentos de águas e efluentes, controle de maus odores para despoluição do Canal das Taxas, apesar dos entraves burocráticos.

Iniciar campanha popular para simplificação, modificação de regras do licenciamento ambiental para empreendimentos de infraestrutura, obras de saneamento, além de atividades para o desenvolvimento esportivo e turístico no território da AP4(Barra, Recreio, Jacarepaguá e Vargens).

Acredidar nessa iniciativas e perseverar no esforço de deixar nossas lagoas e rios limpos e a Baixada de Jacarepaguá saneada deve continuar, afinal o saneamento básico, alem de valorização social/patrimonial/turística é o passaporte para uma boa saúde publica e melhor qualidade de vida.

É dever de todos nós denunciar os erros e vícios dos sistemas vigentes, cobrar políticas públicas preventivas e de adaptação/mitigação no enfrentamento das inevitáveis mudanças climáticas.

É responsabilidade comum da comunidade compreender e proceder mudanças de atitudes e hábitos que nos conduzam a uma relação mais respeitosa com a natureza.

É absolutamente possível um futuro melhor, mas depende de nós aqui e agora, temos de nos mantermos unidos, governo, empresariado, mídia e comunidade em amizade, parceria e solidariedade para construir melhor local de convivência possível.

Conclamamos o engajamento participativo e união de todos os segmentos da comunidade local, não podemos esmorecer.

É preciso perseverar, que se mantenha a mobilização e o empenho de todos.

Programação.

13h30 – Credenciamento, entrega de material.
Cerimonialista – Prof. Roberto Salvador da CCBT

14h00- Na abertura Ney Suassuna da ACIBARRA, Claudio Magnavita da ACIR , Ayrton Xerez da Carvalho Hosken.

14h30- PALESTRA MAGNA:Ex Ministra de Estado do Meio Ambiente, IZABELLA TEIXEIRA

15h00- 2 Painéis Temáticos “Unindo governo, empresas e comunidades para despoluir nossos rios e lagoas”e “Saneamento básico, alem de valorização social/patrimonial/turística é o passaporte para um território saudável”

Contaremos com David Zee da CCBT, Editor do Portal EcoDebate Henrique Cortez, Willian Nogueira da CCRecreio, Nuno Cunha da Alevinus, o SubSecretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Justino Carvalho, CARLOS fAVORETO DA ECP, Dra. Christiane Bernardo da OAB- BARRA DA TIJUCA e Dr. Paulo Pegado (Sustentabilidade em lato sensu) Dr. Francisco Carrera “Por onde um rio passar tudo viverá” e Aspásia Camargo, Plano Diretor do RJ.

Distribuiremos as revistas Cidadania e Meio Ambiente e ECO21

Contaremos com expositores em recicláveis

Inscrições grátis, confirmar presença, através dos tels. 3325-3062/3325-4557, com Sra. Jussara, email acibarra@acibarra.org.br.

Donato Velloso- donato@pactoderesgateambiental

JUNTEM-SE A NÓS!
Inscrições limitadas e gratuitas:
E-mail. lagoaviva@ig.com.br- tels: (21) 98728-0430
WWW.PACTODERESGATEAMBIENTAL.ORG

 

AGENDA: SEMINÁRIO PACTO DE RESGATE AMBIENTAL LOCAL, RJ, 05/10/2019
Clique na imagem para amplia-la.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/09/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.