EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Análise Comparativa da Percepção Ambiental entre Católicos e Evangélicos Frente à Problemática das Mudanças Climáticas, por Roosevelt S. Fernandes et al.

 

artigo

 

ANÁLISE COMPARATIVA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL ENTRE CATÓLICOS E EVANGÉLICOS FRENTE À PROBLEMÁTICA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Roosevelt S. Fernandes, M. Sc. em Engenharia
Valdir Jose de Souza, M. Sc. em Engenharia
Clarissa Massariol – Farmacêutica
Carolina Baiôco Bartholomeu – Bióloga
Caroline Zanetti Monjardim – Bacharel em Direito

1 – FASES DE ESTRUTURAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa – coleta de dados – foi única, porém os dados foram tabulados e trabalhados segundo dois enfoques complementares:
• Um foi voltado a definição do perfil de percepção ambiental da sociedade – Região da Grande Vitória (ES) – frente à problemática das Mudanças Climáticas.
Tamanho da amostra = 960 questionários
• Como a pesquisa foi direcionada para realização em igrejas – católicas e evangélicas – e esta informação estava explicitava no questionário base aplicado, como complemento foi possível (também) analisar de forma comparativa os níveis de percepção ambiental dos segmentos religiosos em questão
Tamanho da mostra = 480 católicos + 480 evangélicos = 960 questionários

2 – CRITÉRIOS DE ESTRUTURAÇÃO DA PESQUISA

2.1 – Tipo da análise
A amostra foi probabilística estratificada proporcional pelo número de residentes nos municípios amostrados e faixas etárias da população. Dentro de cada estrato (município e faixa etária) serão retiradas amostras aleatórias simples. A pesquisa foi do tipo estimulado, ou seja, a partir de um dado questionamento o entrevistado escolhia a sua resposta entre as oferecidas como opções.

2.2 – Distribuição da população
Base DATASUS e IBGE, base 2009, com dados da população definidas por faixas etárias (< 18 anos, 18 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59 e > 60 anos).
População total por município:
• Vitória – 320.153
• Cariacica – 365.860
• Serra – 404.689
• Vila velha – 413.547
População total: 1.504.249

2.3 – Tamanho da amostra
Segundo Triola, a partir da fórmula, tem-se:
N = (1,96 x 1,96 / 0,49 x 0,49) x 0,5(1 – 0,5)
Portanto, uma amostra de 960 pessoas, distribuídas segundo a população dos municípios e nestas, pelas respectivas faixas etárias, asseguraria estimativas com erro de (+ -) 2,2%.
Como a proposta não era apenas de amostrar a sociedade como um todo, mas também realizar a comparação da percepção ambiental entre segmentos religiosos (católicos e evangélicos), foi adotada uma amostra de 480 pessoas) que definindo um erro (para mais ou para menos) inferior a 4%.

2.4 – Aplicação dos questionários
Por ser um questionário com muitas perguntas, impossível de ser aplicado por abordagem nas ruas, optou-se por desenvolver as pesquisas em unidades religiosas – católicas e evangélicas – selecionando-se, para a aplicação dos mesmos, universitários da própria comunidade religiosa, tendo-se a aprovação prévia dos padres e pastores das unidades selecionadas para a realização da pesquisa.
Ou seja, a adoção de trabalhar em unidades religiosas acabou sendo a sustentação para a segunda linha de pesquisa, ou seja, a comparação da percepção ambiental de católicos e evangélicos.

* Para acessar o artigo na íntegra, no formato PDF, clique no link
170913_PESQUISA_CATOLICOSxEVANGÉLICOS

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/09/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.