EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Intensificação da pecuária na Amazônia pode impactar a cultura dos povos tradicionais locais, artigo de Roberto Naime

 

boi x Amazônia

 

[EcoDebate] A introdução deste tema remete a uma concepção clara do que sejam paisagens e geobiossistemas. A associação dos elementos ambientais presentes e o uso das técnicas de sensoriamento remoto e tratamento digital de imagens de satélite, dentro de um contexto multidisciplinar, permitiu a transferência e o aprimoramento evolutivo de conceitos.

Hoje, é disseminada a concepção do conceito de “paisagem” como expressão do agenciamento dinâmico e superficial dos conjuntos territoriais. Tudo deve ser referido com a expressão conjunta das interações compreendidas ou ainda difusas.

Este agrupamento, capaz de expressar homogeneidades ou realçar diferenciações físicas espaciais e temporais no meio terrestre, origina a conceituação de “geobiossistemas” como unidades territoriais, geográficas ou cartográficas de mesma paisagem, definidas por características estatísticas do meio natural físico, químico ou biológico, hierarquizadas por um mesmo sistema de relações.

Hoje, é hegemônica tanto no meio urbano, quanto no meio rural, a concepção do conceito de “paisagem” como expressão do agenciamento dinâmico e superficial dos conjuntos territoriais.

Este agrupamento capaz de expressar homogeneidades ou realças diferenciações físicas espaciais e temporais no meio terrestre, origina a conceituação de “geobiossistemas”. Geos significa terra e bio, é referente a vida, que são flora e fauna, e sistemas deriva da teoria geral dos sistemas, do biólogo alemão Ludwig Von Bertallanfy, usada da biologia até a informática, passando pela medicina.

Geobiossistemas são as unidades territoriais, geográficas ou cartográficas de mesma paisagem, definidas por características estatísticas do meio natural, físico, químico ou biológico, hierarquizadas por um mesmo sistema de relações.

É partindo deste significado amplo que devem ser entendidas as paisagens, que expressam ecossistemas e cadeias de relações entre meios físico, biológico e antrópico, que não podem ser dominadas ou apenas utilizadas pelo homem conforme seu próprio interesse.

É necessário respeitar e compatibilizar as características da paisagem para que se obtenham incrementos na qualidade ambiental e na qualidade de vida geral de populações de determinada região considerada.

Os conjuntos de relações hierarquizadas incluem todas as variáveis, físicas, biológicas e antrópicas. Se as relações humanas sofrem alterações em ambientes hegemonicamente dominados pela atividade pecuária, leiteira ou de corte, não é tão complicado assim diagnosticar e mensurar.

Populações tradicionais se respeitam e tendem a interagir de forma igualitária, priorizando atividades comunitárias e integrativas. Especialmente vinculadas com ações extrativistas e até conservacionistas. Pecuária necessita de campos, e eliminação de floresta. Portanto indicadores de extrativismo decrescentes tendem a indicar predomínio de pecuária.

Da mesma forma, redução de atividades associativistas e cooperativistas pode indicar que as populações locais tradicionais estejam sendo impelidas a buscar determinar novas formas hierárquicas em seu universo de vida buscando relações empregatícias individuais junto a criatórios de animais, no caso bovinos.

Indicadores como presença de associações ou cooperativas, dados decorrentes de extrativismo e produção de leite e carne, ou transporte de animais, auxiliam sobremaneira na detecção de modificações relevantes nos meios antrópicos ou socioeconômicos.

Existe uma forte tendência de que, a existência de fazendas de atividade pecuária tendam a desestruturar e desagregar os elos de dependência e compartilhamento seculares entre as populações tradicionais e até ribeirinhas. Este fenômeno está contemplado como geobiossistema, na medida que cristaliza diferentes relações hierárquicas entre os vetores que constituem elementos da arquitetura ambiental local.

Não é obrigatório que a hegemonia de fazendas de criação de bovinos determinem esta situação. Este fato é apenas tendência que pode não se confirmar. Outro elemento que pode se ampliar e pode ser mensurado são as tendências de migração das populações locais em amplitudes que podem ser ampliadas, mas sempre em escalas regionais.

A eliminação de florestamentos para implantação de campos de pastagens sempre afeta as condições de manutenção e evolução da biodiversidade.

Cada elemento sistêmico dentro das paisagens ou geobiossistemas tem suas características e sua funcionalidade, ocorrendo em local determinado da paisagem, com aptidões próprias dentro de seu contexto, e deve ser analisado de forma sistêmica, nas relações que estabelece com os meios, biológico e antrópico, em cada situação de um determinado empreendimento.

É partindo deste significado amplo que devem ser entendidas as paisagens, e seus consequentes geobiossistemas, que expressam ecossistemas e cadeias de relações entre meios físico, biológico e antrópico, que não podem ser dominadas ou apenas utilizadas pelo homem conforme seu próprio interesse.

É necessário respeitar e compatibilizar as características da paisagem para que se obtenham incrementos na qualidade ambiental e na qualidade de vida geral de populações de determinada região considerada.

 

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Sugestão de leitura: Civilização Instantânea ou Felicidade Efervescente numa Gôndola ou na Tela de um Tablet [EBook Kindle], por Roberto Naime, na Amazon.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/08/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.