EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Humanidade aumenta velocidade da degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas

 

Humanidade aumenta velocidade da degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas
'comendo a Terra'

 

ABr

O ser humano está exaurindo os recursos naturais do planeta Terra em uma velocidade superior ao que a natureza consegue se recompor, colocando em risco a qualidade de vida das próximas gerações.

O alerta foi feito por ambientalistas na quarta-feira (2), que marcou o Dia de Sobrecarga da Terra. Para dar visibilidade ao tema, houve atividades e debates em vários países. No Brasil, um dos eventos ocorreu no Museu do Amanhã, com transmissão simultânea pela internet.

“Estamos em um momento em que precisamos dar uma virada. Mudar o jogo na relação sociedade versus natureza. Temos uma janela de oportunidade de 10 ou 20 anos para reagirmos. Se isto não acontecer, as condições de vida no planeta vão estar comprometidas”, disse o diretor-geral do World Wildlife Found – WWF Brasil, Maurício Voivodic.
Rio de Janeiro – Ambientalistas alertaram para a degradação do Planeta Terra, em debate no Museu do Amanhã

Segundo Voivodic, é preciso haver reflexão sobre os padrões de consumo de nossa sociedade. Uma das principais questões no Brasil, segundo ele, é debater o uso do solo para a agropecuária, que gera desmatamentos para plantações e criação de gado.

“A gente está indo ladeira abaixo. É preciso parar de converter os ecossistemas. Temos que mudar a produção, sem ir para cima dos ambientes naturais”, disse o diretor da WWF, que também apontou o aumento no desmatamento em unidades de conservação no país por falta de proteção. “Não basta criar. Temos que fortalecer e consolidar as unidades de conservação”.

A velocidade de degradação do planeta e dos biomas brasileiros também preocupa o ambientalista Bráulio Dias, ex-secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU. Ele demonstrou que grande parte dos ambientes naturais brasileiros já foram devastados, com destaque para a Mata Atlântica, que perdeu 78% de sua área original, o Cerrado (perda de 50%) e a Floresta Amazônica (perda de 19%).

“Tem sido difícil criar unidades de conservação no Brasil. Temos mais de mil espécies de nossa fauna ameaçadas de extinção”, alertou Bráulio. Ele apontou que cerca de 50% das unidades não têm funcionários suficientes, o que coloca em risco as áreas protegidas, deixadas à mercê de invasões de grileiros de terras, que transformam as matas em pastagens e plantações.

Por Vladimir Platonow, da Agência Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/08/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Humanidade aumenta velocidade da degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas

  • Vicente Lassandro Neto

    Prezados

    Florestas, quanto menos melhor, pois a humanidade não come florestas e elas contribuem para acelerar o processo do AQUECIMENTO GLOBAL. Vamos eliminar todas elas, lenta e gradualmente, e no lugar delas seriam plantados produtos que servem de alimento para os humanos.

    A Mata Atlântica já foi quase 100% eliminada e os rios que a cortam, não secaram. Alguns estão com a vazão reduzida por causa do aquecimento global, que implica em menos chuvas. Quanto aos animais que nelas moram, tem que valer a Lei da Sobrevivência dos mais aptos, ou seja, o grande come o pequeno, o ligeiro como o vagaroso e o mais criativo come o menos criativo.

  • Pingback: Humanidade aumenta velocidade da degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas | Zion Eco

Fechado para comentários.