EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Podcast

Memória: Paulo Freire morria há 20 anos

 

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997)
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997). Foto: Wikipedia

 

Apresentação Dilson Santa Fé, da Radioagência Nacional

Dois de maio de 1997, morre o educador Paulo Freire.

 

Professor de Língua Portuguesa, graduado pela Faculdade de Direito de Recife, doutor honoris causa por mais de 20 universidades, Paulo Reglus Neves Freire mudou o conceito de educação. Para ele, o ser humano lê o mundo antes de ler a palavra.

Certa vez, a caminho da escola, uma criança perguntou ao pai o que aconteceria com sua cabeça quando estivesse repleta de tudo o que a professora estava ensinando. Teria espaço para tantas coisas?

O pai a olhou, sorriu e respondeu: “O conhecimento não ocupa espaço. E quanto mais conhecimento, mais livre você será.”

Paulo Freire, o educador brasileiro mais conhecido no mundo, dizia que a educação é como a prática da liberdade.

É quase impossível falar de Paulo Freire e não lembrar dos primeiros ensinamentos, do giz a correr o quadro na parede, seguindo o doce comando das mãos da primeira professora, do primeiro professor. Se a educação é capaz de provocar mudanças, o professor é quem as torna possíveis.

Em uma determinada ocasião, Paulo Freire declarou: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre. ”.

Dentro dessa linha de pensamento, se aprendemos sempre, podemos afirmar, então, que a educação é continuada. É a soma do que se aprende na vida, também é o conjunto de ensinamentos que se recebe na escola. Seja a escola que se faz sob uma árvore, em um grande centro urbano, em um barraco de taipa, seja no interior ou nas regiões ribeirinhas de nosso país.

* Pesquisa e Texto: Solimar Luz
Edição: Patrícia Leite
Sonoplastia: Messias Melo

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/05/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Memória: Paulo Freire morria há 20 anos

  • Dan Moche Schneider

    Paulo Freire vive!

Fechado para comentários.