EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

SMDA – Sistema de Melhoria do Desempenho Ambiental, artigo de Antonio Silvio Hendges

 

SMDA – Sistema de Melhoria do Desempenho Ambiental, SMDA, Sistema de Melhoria do Desempenho Ambiental

SMDA – Sistema de Melhoria do Desempenho Ambiental, artigo de Antonio Silvio Hendges

[EcoDebate] As empresas possuem aspectos ambientais às vezes não considerados nos projetos de desenvolvimento, produção e mercado em que estão inseridas suas atividades, produtos ou serviços. Como consequência, os impactos relacionados não estão identificados, resultando em isolamento e compartimentação das relações socioambientais, dificultando o reconhecimento e o tratamento adequado destes impactos no meio ambiente natural ou socialmente construído. Esta mesma afirmação pode ser estendida para outras organizações como escolas, edificações, atividades agropecuárias, qualquer produto ou serviço que não consideraram os ciclos de vida e/ou processos de projetos integrados em suas concepções.

Neste sentido, a implantação de Sistemas de Melhoria do Desempenho Ambiental – SMDA é um passo importante quando a empresa ou instituição pretende ou necessita adequar-se aos aspectos ambientais relacionados às suas atividades, inclusive para atingir patamares mais elevados como a implantação de sistemas de gestão ambiental, contabilidade ambiental, adoção de normas reconhecidas como a ISO 14001, rotulagem e selos ambientais ou mesmo emitir auto declaração de conformidade das atividades, produtos ou serviços com o meio ambiente.

Um SMDA será implantado contemplando todos os aspectos ambientais identificados ou focar em apenas um ou alguns considerados mais importantes no contexto socioambiental em que se atua. Esta é uma das vantagens de se implantar um SMDA como instrumento prévio à adequação geral das atividades, permitindo um diagnóstico muito preciso e a criação de instrumentos de integração eficientes e eficazes nos processos.

Em termos de infraestrutura, os sistemas podem demandar investimentos em adequações ou constituírem-se de processos e procedimentos, ou ambos, sendo indispensável o registro de todos os eventos ocorridos em uma contabilidade própria, incluindo-se a destinação de recursos para a operação, manutenção e aprimoramento do SMDA. Além de incrementarem o valor das organizações, certamente estes investimentos serão menores que as despesas derivadas dos passivos ambientais decorrentes de sua ausência.

Estes sistemas são desenvolvidos e implantados pelas gerencias ou setores de meio ambiente, mas também é possível contratarem-se profissionais ou empresas de assessorias. Seguem-se alguns itens em que é importante estabelecer Sistemas de Melhoria dos Aspectos Ambientais – SMDA em qualquer atividade econômica de produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Resíduos e efluentes – Destinações e tratamentos ambientais adequados aos diferentes tipos e classificações identificadas nos processos.

Reaproveitamento de recursos – Economizam recursos naturais, geralmente são integrados às unidades produtivas como o reuso da água, geração de bioenergia, reutilização de resíduos, energia solar. São investimentos considerados ativos ambientais.

Reciclagem – Encaminhar para reciclagem adequada os descartes, sucatas, resíduos sem uso próprio, produtos inutilizados, embalagens. Esta também pode ser uma fonte de recursos com a venda dos recicláveis.

Redução de interferências e relações comunitárias
– Reduz as interferências nas atividades das comunidades e melhora a qualidade de vida das populações adjacentes aos empreendimentos. Sinalização adequada, operação adequada de equipamentos, transporte e cargas, minimização e controle de ruídos, particulados, gases, odores, despejo de efluentes, esclarecimentos e orientações qualificam as relações entre as empresas e as comunidades em que estão inseridas.

Capacitação de pessoas e comunidades – Internamente capacitar os colaboradores para a operação e gestão adequada do SMDA, formar multiplicadores em temas de interesse ambiental, da saúde e segurança do trabalho, implantar programas de educação ambiental internos e externos.

Divulgação e comunicação – Estabelecer um sistema de comunicação social e de interação com as partes interessadas. Neste aspecto é importante prestar atenção à publicidade e relatórios, para que estejam em acordo com a realidade e não permitam dubiedades ou maquiagens (greenwashing) às ações de responsabilidade socioambientais.

Reabilitação ambiental – Geralmente são sistemas implantados por grandes empreendimentos e unidades de infraestrutura que utilizam áreas extensas em seus projetos como estradas, linhas de transmissão, mineradoras, polos industriais, siderúrgicas e outros com impactos significativos. Geralmente estes sistemas já estão previstos nos condicionantes dos licenciamentos ambientais.

Antonio Silvio Hendges, Articulista no EcoDebate, professor de biologia, pós graduado em auditorias ambientais, assessoria e consultoria em educação ambiental e sistemas de melhoria do desempenho ambiental – www.cenatecbrasil.blogspot.com.br

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 06/04/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.