EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaPodcast

Centros de atendimento fechados e rede sem estrutura prejudicam atendimento à mulher no Rio

 

no ar

 

Por Tâmara Freire, da Radioagência Nacional

 

Nem sempre basta ligar para o Disque Mulher, chamar a polícia ou ir até uma delegacia. A violência doméstica deixa marcas físicas, psicológicas, patrimoniais e as vítimas precisam de assistência integrada para superar os traumas e quebrar o ciclo de agressões.

Para isso, existem os centros integrados de atendimento à mulher. Mas, só nos últimos meses, três deles foram fechados no estado do Rio de Janeiro: o de Manguinhos, na capital, o de Queimados e o de Nova Iguaçu, na baixada fluminense.

De acordo com o governo, os dois últimos podem ser reativados graças a um convênio com as prefeituras. Já o de Manguinhos não tem previsão. A ex-subsecretária de Políticas para Mulheres do estado, Margarida Pressburguer, afirma que o problema não é apenas pela falta de verba, mas também pela pouca importância política dada à questão.

Um símbolo disso seria a recente fusão da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, à qual a subsecretaria estava subordinada, com a de Ciência e Tecnologia.

O governo do estado mantém aberto apenas o Ciam Marcia Lyra, que funciona desde 2007, no centro da capital, e atualmente conta com uma equipe de doze pessoas, incluindo psicólogas, advogadas e assistentes sociais.

O sucateamento motivou o Ministério Público Estadual a mover uma ação civil pública contra o estado e a prefeitura do Rio, que pede a reestruturação da rede. A causa teve ganho em segunda instância, mas ainda há recursos a serem julgados para que a determinação da justiça passe a valer.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Violência Doméstica, Lucia Iloizio, afirma que a falta das unidades atrapalha e muito o combate à violência. Ela ressalta que os centros são essenciais para evitar que as mulheres permaneçam na condição de vítimas, numa escalada que pode ir dos insultos ao feminicídio.

E somente em janeiro deste ano, 53 mulheres tiveram suas vidas encurtadas em crimes já classificados como feminicídio, o homicídio praticado por razões de gênero no estado do Rio. Já as vítimas de lesão corporal são pelo menos 118 por dia, considerando os casos registrados nas varas judiciais. A Defensoria Pública também está preocupada com o impacto negativo que o enfraquecimento da rede pode ter sobre números já tão alarmantes.

E, de acordo com a coordenadora do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher Vítima, Arlanza Rabello, há problemas ainda nos equipamentos administrados pelas prefeituras, especialmente pela troca de comando após as eleições do ano passado.

Já a prefeitura do Rio de Janeiro, que administra uma casa abrigo, um centro de referência para mulheres vítimas e duas casas da mulher, garante que todas as estruturas funcionam normalmente.

Mas para buscar ajuda é preciso informação e outro importante programa com esse objetivo também está temporariamente inativado. O Via Lilás, que distribuiu 23 totens pelas estações de trem, com informações sobre como buscar ajuda. Os aparelhos foram acessados cerca de 50 mil vezes apenas nos primeiros quatro meses de funcionamento.

Pelo menos, ainda dá pra ligar pro 180.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/03/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.