EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Trump e o negacionismo climático: Polêmica só para confundir, artigo de Montserrat Martins

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] Quando você vê o derretimento das calotas polares, tem alguma dúvida sobre o aquecimento global ? Pois Trump, eleito Presidente, nega essa comprovação científica e avisa que tão logo empossado vai cancelar os acordos climáticos que os Estados Unidos assinaram.

Alguns cientistas “dissidentes” negam a crise climática, isso significa que pode haver alguma dúvida séria, mesmo, a respeito? Uma das alegações é que o Sol está reduzindo seu nível de atividade, porém esquecem de dizer que a medida de tempo desse fenômeno é em milhares de anos, enquanto o desequilíbrio climático pode inviabilizar a vida humana em algumas décadas.

Al Gore, ex-Vice Presidente americano, descreve em seus livros o modo como tais dissidentes são incentivados pela indústria petrolífera para produzir dúvidas sobre o trabalho dos cientistas do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), órgão da ONU, situado em Genebra. Com dúvidas, as pessoas não reagem.

Quando os invernos são mais rigorosos alguns questionam “a tese do aquecimento” e de fato esse nome não é o mais adequado, pois o que ocorre é uma maior amplitude térmica, gerando fenômenos extremos, que também implicam em mais ciclones, além do aumento da temperatura média.

“A Amazônia não é o pulmão, é o ar condicionado do planeta”, já alertava José Lutzemberger em seu Manifesto Ecológico em 1970. Os mais jovens não sabem, mas no Rio Grande do Sul, por exemplo, não havia ciclones até o ano 2000. As novas gerações já conheceram o mundo assim, repleto de eventos decorrentes do desequilíbrio, o que talvez também ajude a explicar a apatia de protestos contra a destruição ambiental.

Trump é o mais perigoso dos ignorantes, porque é o irresponsável mais poderoso do mundo, capaz de destruir as condições de sobrevivência humana na Terra, ao colocar o país mais poluidor do mundo em rota de colisão com os esforços para diminuir a emissão de gases efeito estufa.

Que o povo americano queira por fim ao “Obamacare”, seu sistema de saúde pública, é problema deles, se querem acreditar no mito do “voltar a ser grande” pela prepotência é problema deles, mas se querem poluir mais o planeta, é problema nosso. Pela falta de carisma da Hillary, entre outros de seus muitos defeitos, várias pessoas chegaram a dizer que “Trump ou Hillary são a mesma coisa”, o que não é verdade. Nem mesmo os líderes do Partido Republicano concordam com Trump, nem mesmo a liberal imprensa norte-americana, que não o apoiou.

Só os ingênuos e os desinformados podem relativizar os danos que sofreremos com Trump no poder.

Montserrat Martins, Colunista do Portal EcoDebate, é médico psiquiatra, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e ex-presidente do IGS – Instituto Gaúcho da Sustentabilidade

 

in EcoDebate, 21/11/2016

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Trump e o negacionismo climático: Polêmica só para confundir, artigo de Montserrat Martins

  • Acho que Trump não esta com essa bola toda, ele depende do congresso para realizar muitas coisas. Lembram que Bush não assinou o protocolo de Kioto, não porque ele não quiz, quem não deixou foi o congresso.

Fechado para comentários.