EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Agência Nacional de Água (ANA) reduz vazão mínima no Paraíba do Sul para garantir água ao Rio de Janeiro

 

Rio Paraíba do Sul (Margi Moss)
Rio Paraíba do Sul. Foto: Margi Moss
 

A Agência Nacional de Água (ANA) determinou hna sexta-feira (30) a redução da vazão mínima da Barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, no Rio, de 190 metros cúbicos por segundo para 110 metros cúbicos por segundo, até o dia 30 de novembro. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e a visa a preservar os usos múltiplos dos recursos hídricos e garantir o abastecimento de várias cidades, entre elas a região metropolitana do Rio de Janeiro.

De Santa Cecília é bombeada a água que chega ao Rio Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio. Também sai de lá a água que segue o curso do Rio Paraíba do Sul e recebe outros afluentes em direção ao norte e noroeste do estado, passando em parte de Minas Gerais.

A determinação da ANA inclui a avaliação periódica da redução e prevê que as concessionárias responsáveis pelos reservatórios promovam ampla divulgação da redução, com atenção especial às cidades ribeirinhas.

A resolução afeta ainda os reservatórios rio abaixo, de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil, que também terão diminuições de vazão. Segundo a determinação, até 30 de novembro, a descarga mínima de Santa Branca deve cair de 40 para 10 metros cúbicos por segundo. O Reservatório de Funil terá redução de 80 para 60; a represa de Jaguari, de 10 para 4; e a de Paraibuna, de 30 para 7 metros cúbicos por segundo.

A redução da vazão foi decidida em reunião do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul (GTAOH), do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), ocorrida na última quarta-feira (28).

Por Andreia Verdélio, da Agência Brasil, in EcoDebate, 03/10/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Agência Nacional de Água (ANA) reduz vazão mínima no Paraíba do Sul para garantir água ao Rio de Janeiro

  • Algumas cidades do Vale do Paraíba iniciaram o processo de reúso da água, mas de forma muito tímida. É o caso de São José dos Campos, em que há um ponto onde caminhões podem levar água de reúso.
    Esperamos que a queda na vazão do Rio Paraíba do Sul desperte a população para a necessidade de reúso da água.

Fechado para comentários.