Físico explica por que ação humana é decisiva na atual era geológica, o Antropoceno

 

antropoceno

 

O físico Paulo Artaxo discutiu a época geológica atual e as tarefas que serão exigidas da ciência

Por Marcia Avanza, Rádio USP

O professor Paulo Artaxo, titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física (IF) da USP, ministrou palestra, ontem quarta-feira (24), sobre o tema Antropoceno: O homem no centro da nova era geológica e suas consequências. Em entrevista à repórter Marcia Avanza, Artaxo explica que o Antropoceno é a época geológica que vivemos atualmente, na qual a ação do homem começa a interferir no planeta.

Referência internacional na área de física ambiental, o professor vai discutir questões sobre o clima do planeta e as consequências dessa nova era, que não pode ser considerada totalmente negativa, mas que exige medidas para estabilizar o clima global.

Doutor em Física Atmosférica pela USP (1985), Artaxo trabalhou na Nasa (Estados Unidos) e nas universidades de Antuérpia (Bélgica), Lund (Suécia) e Harvard (Estados Unidos). A física aplicada a problemas ambientais é uma de suas especialidades, e ele atua principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbano, entre outros temas. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, Artaxo figurou, recentemente, na lista dos “mais brilhantes” cientistas em todo o mundo, divulgada pela Thomson Reuters no relatório The World´s Most Influential Scientific Mind 2015, ao lado de outros três brasileiros. Ao longo de sua carreira, Paulo Artaxo coleciona inúmeros prêmios na área científica.

Ouça a entrevista da repórter Marcia Avanza com o professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP.

 

in EcoDebate, 25/08/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top