EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Já pensou no outro hoje? artigo de Caroline Batista de Jesus

 

Já pensou no outro hoje?

 

[EcoDebate] Será que já paramos pra pensar como é viver sem água e sem ar. Em algum momento de nossas vidas esse questionamento já deve ter nos tomado a mente. E de onde vêm os recursos que nos mantém ativos no ciclo da vida? Pensar em nosso reinado é pensar no outro, e pensar no outro nos leva à indagação do que temos feito de forma racional para o equilíbrio de nosso ecossistema e para um cuidado sustentável do meio ambiente.

Sempre nos deparamos com campanhas de planeta sustentável e de reciclagem, em sua maioria voltados para grandes indústrias, ou porque sempre pensamos que quem descuida e quem polui são essas, que lançam nos rios seus dejetos, deixam expostos seu lixo e roubam de nossas florestas suas árvores sem pensar em repor aquilo que lhe foi emprestado. E nós, seres vivos racionais, seres comuns de uma sociedade vasta em conhecimento e avanço tecnológico, o que temos feito por nós mesmos, por aquilo que está a nossa volta? Será que você nunca sequer jogou um “lixinho” na rua por preguiça de esperar até a próxima lixeira, ou talvez por hábito mesmo, nos mostramos mesquinhos ao pensar: “já que a cidade dispõe de pessoas que passam horas da noite ou do dia varrendo a nossa sujeira, tanto faz jogar ou não aquele papel de bala ou aquela embalagem na lixeira”. Mas isso é pensar em si mesmo, ou pensar em si e no próximo, seja ele ser vivo racional ou não?

O planeta é um lar único planejado com cômodos que são capazes de acomodar todos que nele vivem. Mas, há que se pensar que existem pessoas, sendo mais precisa, nós mesmos acabamos por nos tornar egoístas e consumistas, pois ora queremos tudo que é bom apenas pra nós mesmos, ora nos colocamos como superiores e engolimos espaços e matérias primas das quais não precisamos, mas o desejo de possuir mais que os outros, fazem dos residentes dessa casa pessoas materialistas e consumistas ao extremo, e consumo gera gastos, perdas e ganhos.

Gastos das grandes indústrias que buscam incansavelmente maneiras de atrair os olhos da sociedade para seu produto, evidencialmente propagado através do marketing como algo bom aos nossos olhos. Perdas para a nossa flora e nossa fauna que vêm sendo aos poucos exterminadas sem que nos atentemos a isso, produtos gerados a partir de um desmatamento, muitas vezes ilegal, a caça ilegal de animais, que de maneira elevada fazem gerar a extinção de muitos destes de nossa fauna, seres irracionais que não escolheram terem suas peles arrancadas para serem expostas como bolsas ou sapatos de grife nas vitrines, enriquecendo cada vez mais a indústria da moda, e empobrecendo nosso ecossistema, roubando o espaço um do outro, tornando este lugar um lugar de desigualdade, por vezes que leva a um total desequilíbrio e quebra de harmonia entre os seres vivos que compõem este planeta.

Viver em harmonia com o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência não só de nós seres humanos, como também de todo nosso ecossistema, fauna e flora. Isso requer de nós mais do que estamos acostumados a dar, requer a consciência de mantermos esse equilíbrio, em prol dos habitantes de um mundo vasto e rico em recursos naturais propícios a manter aquilo que consideramos vida.

Caroline Batista de Jesus é professora e revisora graduada em Letras.

 

in EcoDebate, 22/07/2016

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

3 thoughts on “Já pensou no outro hoje? artigo de Caroline Batista de Jesus

  • Excelente artigo! Tomara seja lido e conscientize o maior número possível de pessoas.

  • Marcos Aurélio

    Um texto de muita sensibilidade, percpção e consciência. Parabéns!

  • Se o planeta Terra tivesse uma população humana igual ou inferior a 10% da atual, e usasse os recursos naturais de forma equilibrada e sem causar popuíção, possivelmente teríamos um sistema absolutamente equilibrado.

Fechado para comentários.