Professor aponta que consumo de petróleo e terrorismo estão associados

 

petróleo

 

A dependência mundial do petróleo do Oriente Médio vem crescendo e atingiu o maior nível desde 1975

Em sua coluna “Iconomia”, o professor Gilson Schwartz analisa as motivações econômicas dos recentes atentados terroristas na Europa. Segundo ele, o terrorismo está diretamente relacionado à estabilidade política e econômica do Oriente Médio, e esta estabilidade depende, quase exclusivamente, de um produto: o petróleo.

Schwartz explica que as consecutivas quedas no preço do petróleo geraram um aumento significativo do seu consumo em todo o mundo, o que dificultou, inclusive, os investimentos em pesquisas de fontes alternativas de energia. Segundo a Agência Internacional de Energia, aumentou a dependência mundial do petróleo do Oriente Médio, atingindo o maior vínculo desde 1975. O professor alerta para o risco das disputas pelo poder nestes espaços, já que se trata de uma região instável e associada a um produto estratégico geopoliticamente como o petróleo.

Acompanhe o comentário do professor Gilson Schwartz:

 

Da Rádio USP, in EcoDebate, 19/07/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top