EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

50% dos estoques de peixes em grandes ecossistemas marinhos, GEMs, são superexplorados

 

Unesco lança nova base de dados globais sobre vida marinha; 50% dos estoques de peixes nos grandes ecossistemas marinhos são superexplorados; por ano, vida marinha contribui com US$ 28 trilhões para a economia global.

 

60% dos arrecifes de corais estão ameaçados. Índice pode subir para 90% até 2030. Foto:© Evergreen/Unesco

 

Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Unesco lançou esta quarta-feira uma base de dados sobre a vida marinha, com informações que podem ajudar na criação de políticas públicas para o setor.

Segundo a agência da ONU, 60% dos arrecifes de corais do mundo estão ameaçados por atividades locais. O índice pode subir para 90% até 2030 com a pressão que os arrecifes sofrem das atividades locais e da mudança climática.

Peixes

Cerca de 50% dos estoques de peixes em grandes ecossistemas marinhos, GEMs, são superexplorados. Existem 66 GEMs no mundo e nas últimas décadas, 64 apresentaram aquecimento dos oceanos.

Para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, os novos dados são “alarmantes”.

Poluição

Além da mudança climática, a atividade humana também está impactando os oceanos de forma negativa, causando piora na saúde da vida marinha e declínio da produtividade devido à poluição e a peixes que não estão apropriados para a pesca.

As projeções são ainda mais negativas: a situação pode piorar de forma “desastrosa” entre 2030 e 2050, impactando o turismo e a economia. Por isso, os governos precisam ampliar a capacidade de conservação e do uso sustentável de mares e oceanos.

Os ecossistemas marinhos contribuem com US$ 28 trilhões ao ano para a economia global, com pescados, turismo, atividades recreativas e protegendo áreas costeiras de enchentes e erosão.

 

in EcoDebate, 14/07/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.