EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Águas minerais consumidas em Natal: um assunto ácido, artigo de Carlos Augusto de Medeiros Filho

 

[EcoDebate] Em recente entrevista (Tribuna do Norte, 19-06-2016), a doutora em microbiologista pela USP e especialista em saúde pública, Petra Sanchez, opinou sobre a questão das águas minerais consumidas em Natal, que têm, normalmente, pH com média entre 4,5 a 6, estando, portanto, dentro do campo de águas ácidas.

A doutora Sanchez informa que ”não significa que uma água com pH ácido seja melhor ou pior que uma água de pH alcalino, pois apenas indica a sua concentração de íons hidrogênio (H+), os quais podem variar com a temperatura e a composição química da água. Cada água tem sua própria digital, e seu pH não representa risco à saúde.”

 

Escala PH
Fonte do infográfico: Wikimedia

 

Apesar da notória capacidade científica da microbiologista e da forma categórica de sua argumentação, acredito, modestamente, que o assunto ainda gera dúvidas e polêmicas, que só serão sanadas com uma pesquisa aprofundada e abrangendo as ciências de medicina, hidrogeologia e hidrogeoquímica. Transcrevo, a seguir, algumas observações que acredito devem ser consideradas na discussão sobre essa relevante matéria.

a) A legislação europeia referente à água potável estipula um limite de pH na faixa de 6,5 a 8, enquanto que nos EUA os limiares de pH são de 6,5 a 8 e na Rússia é de 6 a 9 (in Birke et al., 2010). A recomendação é, então, clara no sentido de se ingerir águas neutras a levemente alcalinas.

b) A doutora Petra Sanchez afirma na mencionada entrevista, que “essa recomendação visa apenas garantir a tratabilidade da água e não tem relação com os indicadores de saúde”.

c) Diferente do proposto pela doutora Sanchez, Birke et al. (2010) comentam que a acidez na água diminui a flora intestinal necessárias para a digestão e a absorção de nutrientes e pode levar a uma elevada acidificação do corpo. Isso não só baixa o pH, mas também reduz a capacidade de formar colóides aquosos que são importantes para o metabolismo do organismo.

d) A bioquímica Nathalia Maíra (com. Pers.) indica que o nosso organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue: 1) o excesso de ácido é excretado pelos rins, principalmente sob a forma de amônia; 2) o corpo utiliza soluções tampão do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante é o bicarbonato que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono; 3) o terceiro mecanismo de controle do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono.

e) Apesar da nossa maravilhosa e preventiva máquina orgânica, sou da ideia que mesmo o melhor aparelho sofre danos importantes se sempre trabalhar em condições adversas ou anômalas. Selinus et al (2005) indicam que enquanto a água mineral é consumida em quantidades limitadas ou por curtos períodos de tempo, isto pode não constituir um problema, mas isto pode não ser o caso se as taxas de consumo forem elevadas. Em outras palavras, o cidadão que consome uma água levemente ácida, como a nossa, durante todo o tempo deve, diariamente, forçar a atuação sem descanso dos nossos mecanismos de controle descritos no item anterior. Corda muito esticada tem uma hora que arrebenta. E essa corda, acredito, pode mais rapidamente estragar se associarmos a ingestão da água mineral de moderada acidez com a prática de se beber refrigerantes que apresentam pH muito ácido, variando de 1,78 a 2,62 (Skupien et al., 2009).

f) Bityukova & Petersell (2010) estudando a composição química das águas minerais na Estônia, comentam que valores de pH observados, nessa pesquisa, de 4,7 a 5,3 podem causar corrosão de tubos de metal, resultando na liberação de metais, incluindo os tóxicos, tais como Cd, Cu, Pb, Zn, etc., que podem representar um impacto negativo de saúde.

g) Valores ácidos da água podem ser produtos tanto de causas natural (geogênicas) como pode ser reflexo de processo de contaminação antrópica, como de nitrato, por exemplo.

Existe, sem dúvida, um longo campo de pesquisa científica no sentido de responder, com segurança, todas as dúvidas e questionamentos. A ausência de uma comprovação de malefícios à saúde devida ingestão, por longos períodos, de águas ácidas não pode ser justificativa para uma posição passiva e de não incentivo a discussão e a investigação científica. Lembro, como narra Salsburg (2013), que durante quase três décadas, muitos estatísticos e as indústrias de cigarro, alegavam a inexistência de comprovação científica de que o fumo provocasse qualquer tipo de câncer e isso era motivo para uma propagando e expansão do hábito de fumar.

Referência Bibliográfica

Bike, M.; Rauch, U.; Horazin, B.; Lorenz, H.; Wolgang, G. 2010. Major and Trace Elements in Germany Bottled Water, Their Regional Distribution, and Accordance with National and
International Standards. Journal Geochemical Exploration. 107. 245-271.

Bityukova, L. & Petersell, V. 2010. Chemical composition of bottled mineral waters in Estonia. Journal of Geochemical Exploration 107 (2010) 238–244.

Salsburg, D. 2013. Uma Senhora Toma Chá. Jorge Zahar Editor, 288p.

Selinus, O., Alloway, B., Centeno, J.A., Finkelman, R.B., Fuge, R., Lindh, U., Smedley, P. (Eds.), 2005. Essentials of Medical Geology. Impacts of the Natural Environment on Public Health. Elsevier, Amsterdam, p. 812.

Skupien, J.A.; Bergoli, C.D.; Pozzobon, R.T.; Brandão, L. 2009. Avaliação do pH de Refrigerantes do Tipo Normal e Light. Saúde, Santa Maria, vol. 3, n 2, pp 33-36.

Carlos Augusto de Medeiros Filho, geoquímico, graduado na faculdade de geologia da UFRN e com mestrado na UFPA. Trabalha há mais de 30 anos em Pesquisa Mineral.

 

in EcoDebate, 24/06/2016

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Águas minerais consumidas em Natal: um assunto ácido, artigo de Carlos Augusto de Medeiros Filho

  • Assunto muito interessante e pouco compreendido pelo público em geral, o que nos leva a ouvir alguns disparates na mídia (não é o caso deste texto – acho a preocupação pertinente). Na legislação brasileira (Portaria nº 2914/MS) a faixa de pH para água potável é de 6,5 a 9,0. Mas não é por problemas de saúde, mas porque isso permite uma boa eficiência do tratamento de desinfecção (por cloração). pHs mais elevados (alcalinos) tornam o tratamento da água menos eficientes. A preocupação sobre o consumo de água mineral durante uma vida toda é pertinente, mas não pelos baixos valores de pH, e sim pelos elevados valores de sais minerais presentes nessas águas, que, por lei, podem ser mais elevados que os da água potável (sim, por lei, água mineral NÃO É ÁGUA POTÁVEL, ou seja, a venda de água mineral NÃO É a regulamentada pelo Ministério da Saúde).

Fechado para comentários.