EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF processa Friboi por poluir rio Araguaia

 

notícia

 

Na audiência marcada para o dia 22 de fevereiro, frigorífico deve apresentar medidas para tratamento dos resíduos da indústria localizada em Barra do Garças, na divisa entre Mato Grosso e Goiás

Está agendada para o dia 23 de fevereiro, em Barra do Garças, a audiência para que o frigorífico Friboi apresente as provas de que adotou medidas para deixar de despejar no rio Araguaia os resíduos do abate de animais.

O despejo dos resíduos no rio sem o tratamento adequado foi comprovado por perícias realizadas pela Polícia Federal e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que chegou a embargar o funcionamento do frigorífico em Barra do Garças. A partir das perícias, o Ministério Público Federal moveu uma ação contra a Friboi pelo crime ambiental de poluição.

O laudo elaborado pela Sema constatou que os resíduos oriundos das áreas de abate de bovinos, curral e de lavagem dos veículos transportadores de gado antes de atingirem a galeria de água pluvial e consequentemente o rio Araguaia só teriam passado pelo tratamento primário, faltando o tratamento secundário dos resíduos da indústria.

A audiência agendada para o dia 23 de fevereiro será realizada na sede da Justiça Federal em Barra do Garças para que o frigorífico comprove que o tratamento dos resíduos estão sendo realizados de acordo com o que prevê a legislação e as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Número do processo: 473-45.2015.4.01.3605, acompanhamento processual.

O que diz a legislação:

Lei nº 9.605/98 – Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

V – ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

Pena – reclusão, de um a cinco anos.

Fonte: Procuradoria da República em Mato Grosso

 

in EcoDebate, 18/02/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “MPF processa Friboi por poluir rio Araguaia

  • Lucro para eles e a conta para limpar o meio ambiente é nossa.

  • Maria Grin, já estamos pagando o “progresso e crescimento” da Friboi – JBS há muito tempo! Em seu Balanço apresentado à CVM ela informa que deve à Caixa Econômica Federal mais de 3 (três) BILHÕES DE REAIS, e ao BNDS mais de 4 (quatro) BILHÕES DE REAIS. Ou seja, trocando em miúdos, a empresa já está sendo sustentada pelo povo brasileiro – NÓS, há muito tempo!!!!!!!!!! O resto são filigranas!!!

Fechado para comentários.