EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas podem levar 600 milhões à desnutrição até 2080, diz especialista da ONU

 

“São necessárias medidas urgentes para responder aos desafios colocados pelas alterações climáticas”, alertou a relatora especial da ONU sobre o direito à alimentação, Hilal Elver.

 

As alterações climáticas têm implicações graves para a agricultura e a segurança alimentar. Foto: FAO/L. Dematteis

 

As mudanças climáticas representam ameaças graves e distintas para a segurança alimentar e podem sujeitar um adicional de 600 milhões de pessoas à desnutrição até 2080, uma especialista em direitos humanos da ONU alertou na última semana.

“O aumento da frequência e intensidade de condições meteorológicas extremas, aumento das temperaturas e dos níveis do mar, assim como as cheias e as secas têm um impacto significativo sobre o direito à alimentação”, disse a relatora especial da ONU sobre o direito à alimentação, Hilal Elver.

“Todos estes incidentes climáticos causarão um impacto negativo nas colheitas, pecuária, pesca, aquicultura e nos meios de vida das pessoas”, acrescentou, advertindo que responder à demanda de alimentos através de modelos de produção agrícola de grande escala não é a solução certa.

Elver ressaltou também que “são necessárias medidas urgentes para responder aos desafios colocados pelas alterações climáticas, mas as políticas de mitigação e adaptação devem respeitar o direito à alimentação, bem como outros direitos humanos fundamentais”.

Informe da ONU Brasil, in EcoDebate, 11/11/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Mudanças climáticas podem levar 600 milhões à desnutrição até 2080, diz especialista da ONU

  • Valdeci Silva.

    As medidas urgentes já estão sendo adotadas. A COP21 será realizada, e tudo será resolvido. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Fazer tais previsões para 2080 é “ingenuidade” demais.
    É como se, hoje, um ser humano idoso perguntasse ao médico: “doutor, como você acha que estarei daqui a 200 anos?”
    No ritmo em que vai a devastação, em 2080 nada mais restará, além de um planeta semelhante a Marte.

Fechado para comentários.