Mundo viveu primeiros nove meses mais quentes em 2015, alerta Organização Meteorológica Mundial (OMM)

 

aquec8

 

Entre janeiro e setembro desse ano, foi registrada uma alta de 0,85ºC na temperatura média global, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial. A temperatura média para o mês de setembro, por exemplo, teve a maior elevação em 136 anos.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) destacou, nesta segunda-feira (26), que o mundo, em 2015, teve os primeiros nove meses mais quentes já registrados. A soma das altas acumuladas ao longo do ano indicam que a temperatura média global teve um aumento de 0,85ºC, em relação aos valores calculados para o século passado. A temperatura média do mês de setembro, por exemplo, teve a maior elevação em 136 anos.

De acordo com dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), em setembro desse ano, a temperatura global do ar sobre a terra e sobre a superfície do mar esteve 0,90ºC mais alta que a média registrada no século XX. O recrudescimento do fenômeno climático El Niño provocou também uma elevação inédita da temperatura do oceano no mesmo mês. A superfície do oceano esteve 0,81ºC mais quente em setembro de 2015, em comparação com as taxas do século passado para o período.

No acumulado desse ano, a elevação da temperatura do ar, seja sobre a terra, seja sobre os mares, cai para 0,85ºC, mas continua batendo o recorde estabelecido em 2014, quando uma alta de 0,12ºC foi verificada em comparação aos valores do século XX. Anteriormente, a OMM já havia divulgado que a primeira metade de 2015 foi a mais quente de todos os tempos.

Em novembro, a agência da ONU publicará seu relatório anual sobre a situação do clima. Também será disponibilizado um estudo sobre o período de 2011 a 2015. As pesquisas servirão de subsídios para a Conferência do Clima de Paris, que acontece em dezembro.

Informe da ONU Brasil, in EcoDebate, 29/10/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Mundo viveu primeiros nove meses mais quentes em 2015, alerta Organização Meteorológica Mundial (OMM)

  1. “As pesquisas servirão de subsídios para a Conferência do Clima de Paris, que acontece em dezembro.”
    [Final do útimo parágrafo do artigo].

    -E a Conferência do Clima, que acontecerá em Paris, no próximo mês de dezembro, como tantas outras ocorridas antes, e como as que no futuro possam ser realizadas, não levará a lugar nenhum, pois tudo não passa de um faz-de-conta.

    -O que prevalesce mesmo são os interesses capitalistas.

Comentários encerrados.

Top