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A proclamação do fim do mundo, artigo de Daniel Clemente

 

opiniao

 

[EcoDebate] Maio de 1968, o fim do mundo era eminente, cada minuto que se passava poderia ter sido o último, um botão acionaria a guerra nuclear e inevitavelmente a destruição em massa, as superpotências disputavam ideologicamente as mentes que já não pertenciam mais aos corpos dos indivíduos, impondo a submissão, utilizando-se dos instrumentos mais letais da humanidade: as armas e os bancos. Os jovens universitários e secundaristas de Paris ergueram barricadas e tomaram o controle da cidade, a capital da França foi sitiada, os velhos burocratas foram expulsos sob o lema: “não confiem em ninguém com mais de trinta anos”.

Os jovens formulavam novas perguntas e os velhos ofereciam velhas respostas, os jovens tinham novas duvidas e os velhos respondiam velhas certezas, os jovens inspiravam as utopias e os velhos agonizavam na realidade, os jovens queriam ir a luta contra as velhas propostas e os velhos enviavam os jovens á guerra para morrer em nome das velhas propostas, os jovens almejavam um mundo novo e os velhos já cansados e acomodados proclamavam o fim do mundo.

Gerações de vivencias e experiências distintas, tempos distantes, tornando impossível a compreensão através da experiência. O filósofo Nietzsche explicou: “Ninguém consegue tirar das coisas, incluindo os livros, mais do que aquilo que ele já conhece. Pois aquilo a que alguém não pode chegar por meio da experiência, para isso ele não terá ouvidos”. Os velhos, impossibilitados de vivenciar as novas angústias e desejos dos jovens, não conseguiam compreende-los, mesmo que as novas gerações gritassem, para isso “eles não teriam ouvidos”.

Esse distanciamento de compreensão entre as gerações etárias se agravou com o advento da internet, o fluxo de informações e acesso as redes virtuais tornou a geração jovem a detentora do conhecimento. Pela primeira vez na história da humanidade são os mais velhos que aprendem com os mais novos. Antes, os mais velhos eram os que transportavam a tecnologia, ou seja, o acumulo de conhecimento. Hoje já não suportam o fardo, não enxergam a realidade que se impõe, não são capazes de minimizar os dramas e rirem com as comédias, o que lhes resta é a incompreensão e proclamar o fim do mundo.

Cada vez mais distantes das gerações passadas, os jovens transladam sem referencias satisfatórias, aprendendo dentro da própria geração a formular perguntas e fornecer respostas sobre a vida. Uma garota de dez anos divertia-se diante da tela do computador manejando um “jogo de meninas”, cuja função era a de vestir uma adolescente, as opções dos vestuários eram todas sensuais, demarcando as curvas do corpo saliente nas extremidades e magérrimo no tronco. Essa brincadeira se converte no aprendizado, sem a interferência da geração passada. E da mesma maneira os relacionamentos em suas diversas áreas são elaborados, cada vez mais velozes e descartáveis, o real e o virtual em um só corpo, um mundo inóspito para gerações passadas e incerto aos jovens.

O número de palestras, retiros, cursos e programações para casais crescem vertiginosamente, no mundo de aceleração contínua o casamento é considerado uma instituição falida, o longo tempo de duração e a promessa “até que a morte os separe” contrasta com a velocidade das relações virtuais. Assim são os namoros, prazos curtos, fast-food do prazer. Caso o mundo real não proporcione a satisfação desejada, a vida virtual fornece respostas imediatas. Sem a possibilidade de referências das gerações passadas que ao observar os relacionamentos atuais declaram o fim do mundo, os jovens não distinguem mundo off-line do on-line nas relações. O sociólogo Zygmunt Bauman alerta: “mais que ajudar a criar vínculos e diminuir a tragédia dos sonhos não realizados, o sexo pela internet ajuda a enfraquecer e tornar mais superficiais as relações laboriosamente construídas na vida real off-line, por isso mesmo, é menos satisfatório e cobiçado, menos valioso e valorizado”.

E como resolver esse confronto de gerações? Existem verdades absolutas entre as faixas etárias? O educador Rubem Alves, homem que transformava palavra em poesia nos deixou uma percepção adequada para essa situação: “O que é necessário compreender é que ninguém tem a verdade. Nós só damos palpites. No momento em que os indivíduos compreendem que suas verdades não passam de palpites, eles ficam mais tolerantes”.

Apesar da insistência da proclamação do fim do mundo, o que a humanidade sempre vivenciou foi o declínio de “um mundo” e a ascensão de um “novo mundo”, ou seja, a transformação das percepções sobre o mundo. Declarar o fim do mundo talvez seja a confirmação de que o indivíduo já não se insere mais nas novas realidades possíveis, sempre sendo criadas e reinventadas, um aprendizado continuo entre gerações, agora sem uma ordem hierárquica estabelecida pelo ano de nascimento.

Daniel Clemente
Professor de História e Sociologia
Colégio Adventista de Santos
Pós Graduação PUC-SP

 

in EcoDebate, 29/10/2015

[cite]


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13 thoughts on “A proclamação do fim do mundo, artigo de Daniel Clemente

  • Texto excelente, fantástico, você é demais Daniel. Parabéns!!!!

  • Valdeci Silva.

    Prezado Daniel Clemente, não sei se o compreendi bem. Será que há entre nós dois os choques de relações entre as diferentes faixas etárias, de que você trata?
    Como já disse que não sei se o compreendi bem, possivelmente a avaliação que farei da análise apresentada por você talvez se enquadre na expressão ‘nada a ver’, atualmente tão utilizada.
    Mas, vamos lá.
    Inicialmente, declaro que consideraria superinportante que houvesse, de fato, a ruptura por você declarada, e que a juventude se mostrasse capaz de criar novas realidades e, alheia aos conhecimentos acumulados nos útimos séculos, ou aprimorando-os, formulasse propostas viáveis para a reordenação de todas as relações existentes no planeta Terra: entre os próprios seres humanos; entre os seres humanos e as demais espécies vivas não-humanas; entre os Estados-nação; entre os seres humanos e os ecossistemas terrestres, etc., de forma que tivéssemos oportunidade de escapar do colapso total do sistema Terra, o qual já se encontra em andamento, conforme apontam estudos científicos, e cuja realidade planetária já não nos permite negar.
    Mas, particularmente, não ponho fé na juventude planetária, pois condidero-a alienada e movida pelas crenças religiosas – legado de nossos ancestrais de 100 ou 200 mil anos atrás – pela mídia e pela “educação” capitalistas.
    Se tudo que falei não passa de um ‘nada a ver’ com o texto por você apresentado, peço-lhe desculpas e, se possível, que tente esclarecer-me e, quem sabe, possamos romper a barreira etária que, supostamente, está a nos separar. Serei grato se você voltar a se pronunciar.
    Abraços, Valdeci. Sou Arquiteto e Urbanista.

  • Grandes palavras de um grande professor! Parabéns pelo artigo!

  • Excelente texto!!! Parabéns!

  • Parabéns pelo texto!! Incríveis palavras do melhor professor..

  • Texto muito bom, Daniel… Parabéns e sempre lembrarei das suas aulas de história e sociologia com muito amor, e lembrando das suas palavras pro resto da vida.

  • Texto como sempre excelente, faz jus ao ótimo autor e professor que você é! Parabéns por esse texto ótimo, me sinto lisonjeado por te ter como professor!

  • Daniel, ótimo texto, compreendi exatamente o que quis dizer. Temos que levar em considerações críticas boas e ruins. Acho que hoje os jovens não buscam mais o novo, estamos cada vez mais alienados, aceitando o atual, nós, jovens, já temos dificuldade de entender o próximo, imagina para uma pessoa de outra geração entender uma outra. A sociedade cada vez mais intolerante, tem como consequência o preconceito, a tudo. Daniel, maravilhoso seu ponto de vista sobre a vida. Excelente sociólogo.

  • Ainda bem que não passei dos trinta anos, ainda faço parte do que conhecemos como jovens. Por minha perspectiva temos muito que aprender com os mais velhos, mesmo os tais proclamando o fim do mundo. Temos que levar em conta que só o conhecimento não cria manifestações e golpes militares, e sim o conhecimento empírico, que deve ser valorizado pelos mais novos. Ótima percepção, parabéns.

  • Daniel, ótimo texto, compreendi exatamente o que quis dizer. Temos que levar em consideração críticas boas e ruins. Acho que hoje os jovens não buscam mais o novo, estamos cada vez mais alienados, aceitando o atual, nós, jovens, já temos dificuldade de entender o próximo, imagina para uma pessoa de outra geração entender uma outra. A sociedade cada vez mais intolerante, tem como consequência o preconceito, a tudo. Daniel, maravilhoso seu ponto de vista sobre a vida. Excelente sociólogo.

  • Como sempre o senhor me deixou sem palavras, parabéns Daniel texto incrível, como você. Melhor professor !!!!!!!

  • Ótimo texto, Daniel! Seu ponto de vista foi mostrado de uma forma clara e objetiva. Parabéns!

  • Que texto maravilhoso Daniel.. você é o cara!! Entendi totalmente o que quis dizer, e concordo. Ótimo sociólogo.

Fechado para comentários.