EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O crescimento econômico no século 21, artigo de Junior Ruiz Garcia e Daniel Caixeta Andrade

 

* Desde a década de 1970 a sociedade tem usado recursos naturais renováveis além da capacidade de suporte do ecossistema *

 

artigo

 

A sociedade tem considerado o crescimento econômico como meio imprescindível para o desenvolvimento. Na prática, a sociedade – e principalmente os economistas – tem usado uma medida puramente quantitativa, o Produto Interno Bruto, para avaliar um resultado qualitativo, o esperado desenvolvimento. O crescimento de uma economia tem sido verificado com base na variação porcentual do PIB total ou por pessoa. Desse modo, países ou regiões que registrem elevadas taxas de crescimento do PIB total ou por pessoa estariam avançando mais para alcançar o desenvolvimento.

O PIB não foi criado para avaliar desenvolvimento, um fenômeno exclusivamente qualitativo, mas apenas para revelar o valor do produto econômico de uma região ao longo de determinado período. Infelizmente o debate em curso no Brasil, acalorado nos últimos dias com a proposta de “reindustrialização” e as múltiplas receitas para retomarmos a trajetória de crescimento, ignora essa distinção em sentido mais amplo. Isso porque todo crescimento é material, sugerindo, portanto, que a sua realização exige um fluxo material e energético e a geração inerente de resíduos. Isso significa que todo crescimento econômico é acompanhado de um custo de oportunidade associado ao uso dos recursos naturais como fonte ou como depósito de resíduos, mas que no momento tem sido ignorado por nossos analistas. No debate qualquer crescimento é bem-vindo, mas isso é verdade?

As discussões a respeito da degradação ecológica e social em voga no século 21 têm revelado que o crescimento tem sido sustentado a custos ecológicos e sociais crescentes. Todos sabem que não existe “almoço grátis”, mas a sociedade e nossos analistas têm desviado o olhar quando chamamos a atenção para a conta do crescimento. Recente estudo da Firjan revelou que o custo do congestionamento no Brasil alcança 4,4% do PIB. Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que 7 milhões de pessoas morreram por doenças associadas à poluição atmosférica em 2012. O Ipea apresentou um estudo mostrando que o custo dos acidentes de trânsito em rodovias federais no Brasil foi de R$ 12 bilhões em 2014.

Esses estudos apenas revelam algo amplamente discutido entre os economistas ecológicos; desde o século 20 – em função da escala da intervenção da sociedade no ecossistema global – os custos são crescentes. Os relatórios da Pegada Ecológica Global mostram que desde a década de 1970 a sociedade tem usado recursos naturais renováveis além da capacidade de suporte do ecossistema. Há 40 anos a sociedade está usando a “poupança natural”, fonte de provimento de todos os recursos naturais renováveis. Neste aspecto, a cada dia se torna mais necessário reverter esse quadro, o que implica adotar um novo modelo de desenvolvimento na redução no ritmo de crescimento global ou agregado, que tenha por objetivo principal a redução das profundas desigualdades sociais e regionais. É preciso discutir que países, regiões e setores ainda precisam de crescimento. Essa é uma discussão qualitativa do crescimento ignorada pelos analistas e no campo político.

Na tentativa de avaliar se o crescimento brasileiro tem contribuído para o aumento do bem-estar da sociedade, em um trabalho publicado na edição de outubro deste ano da revista Ecological Economics – “Estimating the Genuine Progress Indicador (GPI) for Brazil from 1970 to 2010” –, identificamos que os custos do crescimento brasileiro têm aumentado desde 1970 a um ritmo mais rápido que seus benefícios.

A lógica do Índice de Progresso Genuíno (GPI, na sigla em inglês) é retirar da conta do PIB aquilo que pode ser considerado uma externalidade negativa do crescimento econômico. O resultado é uma avaliação mais clara de qual é a real contribuição da expansão do PIB para o aumento do bem-estar econômico da população. Em última instância, o GPI nos mostra até que ponto o crescimento é genuinamente “econômico” e quando ele passa a não mais ser desejável, isto é, “antieconômico”.

Se a trajetória identificada pelo nosso estudo for mantida, o crescimento da economia brasileira poderá entrar em uma fase “antieconômica”, quando os custos são maiores que os benefícios, e o país ainda não terá proporcionado a universalização de direitos sociais básicos e da satisfação de necessidades mínimas da sociedade. Por isso consideramos absolutamente vital que haja um debate qualitativo do crescimento brasileiro no século 21, em especial em termos de aumentar a eficiência no uso de matéria e energia na produção e no consumo, sem perder de vista que a tecnologia não é uma tábua permanente de salvação. Neste sentido, que o debate sobre as estratégias de saída da crise que abate a sociedade brasileira e a retomada do desenvolvimento não se furte de incorporar essa perspectiva econômico-ecológica, considerando as seguintes questões: Qualquer crescimento é bem-vindo? Qual “reindustrialização” devemos estimular? Quais regiões brasileiras ainda precisam de crescimento? Quais setores mais contribuem para o bem-estar social? Em resumo, precisamos considerar o aspecto qualitativo do crescimento no século 21.

Junior Ruiz Garcia, doutor em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, é professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Economia da UFPR. Daniel Caixeta Andrade é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Artigo enviado pelos Autores e originalmente publicado no Gazeta do Povo, de 18/10/2015.

in EcoDebate, 23/10/2015

[cite]


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “O crescimento econômico no século 21, artigo de Junior Ruiz Garcia e Daniel Caixeta Andrade

  • Jose Eustaquio

    Excelente artigo. Parabéns aos autores.
    O Indice de Progresso Genuino (GPI) é um indicador muito melhor do que o PIB para se avaliar o bem-estar humano e ambiental.
    Por exemplo: queimar uma área florestal para criar gado é boa para o PIB mas péssima para o GPI, pois crescem as emissões de carbono e metano, além de trocar biodiversidade por escravidão animal.
    Realmente é preciso avaliar o crescimento qualitativo.
    Também não interessa para ninguém uma recessão suja.
    Espero que os autores continuem publicando nesta área.
    Abs, JE

  • Valdeci Silva.

    “Os relatórios da Pegada Ecológica Global mostram que desde a década de 1970 a sociedade tem usado recursos naturais renováveis além da capacidade de suporte do ecossistema. Há 40 anos a sociedade está usando a “poupança natural”, fonte de provimento de todos os recursos naturais renováveis. Neste aspecto, a cada dia se torna mais necessário reverter esse quadro, o que implica adotar um novo modelo de desenvolvimento na redução no ritmo de crescimento global ou agregado, que tenha por objetivo principal a redução das profundas desigualdades sociais e regionais.”
    [Parte de 4º parágrafo do artigo em apreço, o qual é dotado de um conteúdo e de uma forma de exposição admiráveis. Parabéns aos autores].
    – Pergunto: as condições para “reverter esse quadro”, conforme consta na transcrição acima, existem, ou, ao menos, há possibilidade de que elas sejam criadas, considerando o avançado estado de degradação socioambiental em que se encontra a vida no planeta Terra, o que nos faz perceber que muito pouco tempo nos resta?
    Peço aos autores do artigo ora comentado, e a qualquer outro estudioso do assunto que, se possível, façam-me a gentiliza de abordar essa questão.
    Serei muito grato a quem puder atender a essa minha solicitação.
    Nota: sou Arquiteto e Urbanista.

Fechado para comentários.