Dia Mundial pelo fim do Especismo: 22 de agosto, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A natureza não depende dos seres humanos,

os seres humanos dependem da natureza” – Conservation International

A questão não é: ‘eles podem raciocinar?’

Ou então, ‘eles podem falar?’

Mas, ‘eles podem sofrer?’” – Jeremy Bentham

É absurdo pensar que uma sociedade que oprime animais

será capaz de se tornar numa sociedade que não oprime pessoas” – Brian A. Dominick

A libertação animal também é uma libertação humana” – Peter Singer

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[EcoDebate] As sociedades humanas já criaram mecanismos para defender os direitos humanos e combater o Classismo, o Sexismo, o Escravismo, o Racismo, o Xenofobismo e o Homofobismo. Numa perspectiva antropocêntrica, as discriminações de humanos contra humanos são condenadas do ponto de vista econômico, social e ético. Mas os seres humanos continuam não reconhecendo os direitos da natureza e das demais espécies vivas da Terra. O homo sapiens se desenvolveu dominando e explorando o meio ambiente e destruindo os ecossistemas, esquecendo-se que a destruição da natureza é a destruição do habitat humano.

Os seres humanos se acham no direito de domesticar, aprisionar, explorar, segregar, escravizar, discriminar, matar e até torturar outros animais sencientes fora da raça humana. Os seres humanos criaram uma artificial diferença entre animais racionais e não racionais, estabelecendo uma distinção moral entre humanos e não humanos, onde só os primeiros seriam sujeitos de direito.

Contudo, esta auto-propalada inteligência não passa de uma ideologia para defender os privilégios de uma espécie sobre as demais espécies do Planeta. Na verdade o ser humano é um predador contumaz que não tem uma relação simbiótica com a natureza, como, por exemplo, as abelhas que vivificam as flores quando buscam a riqueza do néctar.

As abelhas ajudam a multiplicar as plantas e a difundir a biodiversidade na medida em que são os agentes de polinização da flora angiosperma (angeios = bolsa, e sperma = semente). O aumento das plantas com raiz, caule, folha, flor, semente e fruto ocorreu com o aumento das abelhas, borboletas, mariposas, passarinhos, etc. O enxame de insetos e aves polinizadoras é bom para a flora e os ecossistemas, enquanto que o enxame humano (e suas atividades antrópicas “extrai-produz-descarta”) é ruim para os insetos, a flora, as flores e a natureza.

O antropocentrismo acha incorreto usar a expressão “enxame humano” ou o termo “somos todos macacos”. A ideologia antropocêntrica considera que é um insulto comparar o ser humano aos animais. Quando ficam indignados com alguma injustiça, dizem: “Nem animal a gente trata assim”. Como se fosse justo tratar os animais com a crueldade que deveria ser banida do reino humano.

Dieta Vegetariana

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Quase 70 bilhões de animais terrestres são mortos todos os anos para alimentar os cerca de 7 bilhões de seres humanos. São cerca de 10 animais mortos, anualmente, para cada pessoa. Segundo a FAO, a criação de animais domesticados, no mundo, a serviço do apetite do homo sapiens, atinge cerca de 200 milhões de búfalos, 800 milhões de cabritos, 1 bilhão de porcos, 1,1 bilhão de ovelhas, 1,45 bilhão de bovinos e dezenas de bilhões de galinhas. A pecuária ocupa 26% da superfície terrestre global. O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo, com cerca de 215 milhões de cabeças (mais gado do que gente).

O impacto da população de ruminantes, especialmente bovinos, sobre o meio ambiente é muito grande. O metano liberado a partir dos sistemas digestivos dos animais criados pela pecuária é responsável por 14,5% de todos os gases de efeito estufa emitidos pelas atividades antrópicas. O gás metano é cerca de 30 vezes mais potente que o efeito do dióxido de carbono no aquecimento do planeta (um boi gera 58 quilos de metano por ano). Portanto, a escravidão animal é ruim para a espécie escravizada e para a espécie escravocrata.

O consumo anual médio per capita de carne no mundo desenvolvido foi de cerca de 80 quilos em 2012 e está projetado para crescer para 89 quilos em 2030. Enquanto isso, no mundo em desenvolvimento foi de 32 quilos em 2012, projetado para crescer para 37 em 2030. Se gasta 15 mil litros de água para produzir um quilo de carne. Além de ser ruim para o meio ambiente, o consumo de carne também afeta a saúde humana. Segundo um estudo feito na Universidade da Califórnia, publicado no periódico JAMA Internal Medicine, as pessoas que não comem carne têm mais chances de ter uma vida longa, se comparadas com aquelas que têm uma dieta “carnívora”. Portanto, evitar a matança animal pode melhorar a qualidade de vida humana.

Sidarta Gautama (nascido por volta de 563 a.C. a 483 a.C.), o Buda, era vegetariano e defendia o direito dos animais. Pitágoras também era vegetariano. Vem de longe a defesa de uma dieta livre de carnes e o respeito aos animais. O vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana, que chega ao Ocidente na doutrina pitagórica. Nas raízes indianas e pitagóricas do vegetarianismo, são ligadas a noção de pureza e contaminação, não correspondendo com a visão de respeito aos animais, como na doutrina budista e outras mais recentes. Por exemplo, eram também vegetarianos: Mahavira, Asoka, Empédocles, Plutarco, Porfírio, Ovídio, São Ricardo de Wyche, Leonardo da Vinci, John Ray, Thomas Tryon, Bernard Mandeville, Alexander Pope, Isaac Newton, Voltaire, George Cheyne, David Hartley, Oliver Goldsmith, Joseph Ritson, Lewis Gompertz, Ellen White, Johnny Appleseed, Percy Bysshe Shelley, Alphonse de Lamartine, Amos Bronson Alcott, William Alcott, Gustav Struve, Georg Friedrich Daumer, Richard Wagner, Liev Tolstoi,George Bernard Shaw, Romain Rolland, Élisée Reclus, Mahatma Gandhi, Franz Kafka, Isaac Bashevis Singer, Albert Einstein, entre muitos outros (Wikipedia).

Libertação animal

Peter Singer, no livro Libertação animal (1975) define o especismo como a discriminação contra certos seres baseada apenas no fato de estes pertencerem a uma dada espécie. O autor teve uma influência fundamental no movimento de Libertação Animal. Ele considera que todos os seres que são capazes de sofrer devem ter seus interesses considerados de forma igualitária e conclui que o uso de animais – nos moldes atuais – para alimentação é injustificável, já que cria sofrimento desnecessário. Assim sendo, ele considera que o vegetarianismo é a única dieta aceitável. Singer condena também a vivissecção, apesar de acreditar que algumas experiências com animais poderão ser realizadas se o benefício (por exemplo, avanços em tratamentos médicos, etc.) for maior que o mal causado aos animais em causa (Wikipedia).

Segundo Rodrigo Andrade, O abolicionismo animal é uma corrente de pensamento e militância que pretende livrar a fauna da escravidão. O que significa isso? Não comer nenhum produto de origem animal, não usar animais para nossa diversão nem para nossas pesquisas científicas, nem para vestimenta. É contra os zoológicos, as corridas de cavalo, os rodeios, as touradas, etc. O Abolicionismo é uma abordagem dos direitos animais que: 1) Requer a abolição da exploração animal e rejeita a regulação da exploração animal; 2) É baseada apenas na senciência animal e em nenhuma outra característica cognitiva; 3) Considera o veganismo a base moral da posição dos direitos animais e; 4) Rejeita toda violência e promove um ativismo em forma de educação vegana não violenta e criativa.

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Ainda segundo Rodrigo Andrade o que o ser humano fez de ruim com escravos humanos não chega perto dos horrores do que se faz com os animais. Escravos faziam trabalhos forçados, apanhavam quando desobedeciam ordens. Isso já é ruim o suficiente. Mas esses homens não eram brutalmente mortos para servir de alimento. Não eram obrigados a se exibir em rodeios para bêbados sádicos. Não passavam suas vidas em gaiolas sendo inoculados com doenças para pesquisas médicas. Não tinham a pele arrancada ainda em vida para virar um casaco. Escravidão é uma palavra fraca para o que se faz aos animais. Eles estão um degrau abaixo: são objetos.

A caça e a matança de animais selvagens

A humanidade está provocando a 6ª extinção em massa das espécies, gerando um grande desequilíbrio entre as áreas ecúmenas e anecúmenas no mundo. Milhares de elefantes são mortos cruelmente todos os anos para que alguns poucos humanos possam lucrar com o comércio de marfim e outros tantos humanos possam lucrar com a compra e venda de joias de marfim e objetos de decoração fabricados a partir das presas e do sacrifício de um dos animais mais fantásticos do Planeta. Centenas de rinocerontes são abatidos covardemente todos os anos para alimentar o comércio apenas do chifre, cujo preço no mercado negro vale mais que o ouro, chegando a 50.000 euros por quilo. Os criminosos cortam os chifres dos animais e vendem como remédio para diversos tipos de doença ou como porções afrodisíacas na China e no Sudeste Asiático.

A caça de animais selvagens é uma injustiça e uma covardia. O caso de maior repercussão ocorreu em julho de 2015, quando o leão Cecil, famoso espécime do Zimbábue, foi ilegalmente atraído para fora de uma área de proteção e morto simplesmente por diversão sádica. Estima-se que foi pago US$55 mil pela cabeça do animal, que tinha 13 anos, e era famoso por ficar tranquilo em fotos. Cecil usava um rastreador GPS em uma coleira para que caçadores não pudessem afastá-lo da área de proteção – mas o equipamento foi retirado justamente pelos seus assassinos. Ele foi atingido, primeiramente, por uma flexa, caçado durante uma perseguição de 40 horas e, por fim, morto com um disparo de arma. O responsável por este crime cruel é um dentista de Minessota chamado Walter Palmer. O americano é um caçador que está sendo procurado – mas, na internet, está sendo objeto de críticas e tratado como um representante do que há de pior na raça humana.

A morte do leão Cecil é um ato de barbárie que se soma a morte de tantos outros leões, tigres, elefantes, rinocerontes, gorilas, etc. Enquanto cresce a população humana, diminui a população animal, com uma redução drástica da biodiversidade. Desde que foi noticiado o assassinato de Cecil, ocorreu também a morte de um dos últimos cinco rinocerontes-brancos do norte existentes no planeta, restando portanto apenas quatro antes da extinção definitiva dessa subespécie. Assim, as únicas populações animais que crescem são aquelas confinadas e escravizadas com a finalidade de ir para os abatedouros, para enriquecer de proteínas a dieta humana.

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Não há imperativo ético que justifique a crueldade contra os animais. Toda construção ideativa que tenta estabelecer uma distinção moral entre animais humanos e não humanos e dar direitos somente a uma espécie senciente, cai na armadilha da discriminação de espécie, o que é designado por especismo. A racionalidade que justifica o especismo é também a que justifica a discriminação e a opressão de grupos sociais minoritários ou considerados inferiores. A ideologia que legitima o Especismo é a mesma que ratifica o Classismo, o Sexismo, o Escravismo, o Racismo, o Xenofobismo e o Homofobismo.

Um trabalhador que reivindica direitos trabalhistas, uma mulher que protesta contra a violência de gênero, um escravo que busca a carta de alforria, raças discriminadas que lutam contra o racismo, migrantes que protestam contra a xenofobia, homossexuais e transgêneros que reclamam da homofobia – todos juntos – deveriam unir forças na mobilização contra o especismo. A libertação animal também a libertação das minorias e das maiorias humanas. Todas as pessoas, em suas diferentes identidades e inserções sociais, deveriam participar das atividades, no dia 22 de agosto, do DIA MUNDIAL CONTRA O ESPECÍSMO.

Referência:

ALVES, JED. Demografia, Democracia e Direitos Humanos, Texto Discussão n. 18, ENCE/IBGE, RJ, 2005

http://www.ence.ibge.gov.br/images/ence/doc/publicacoes/textos_para_discussao/texto_18.pdf

ALVES, JED. Redução da biodiversidade ou das atividades antropogênicas? Ecodebate, RJ,21/05/2010

http://www.ecodebate.com.br/2010/05/21/reducao-da-biodiversidade-ou-das-atividades-antropogenicas-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Direitos Humanos, Direitos da Terra e Direitos da Biodiversidade. Ecodebate, RJ,12/01/2011

http://www.ecodebate.com.br/2011/01/12/direitos-humanos-direitos-da-terra-e-direitos-da-biodiversidade-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. “Troque seu cachorro por uma criança pobre” . Ecodebate, RJ,06/09/2011

http://www.ecodebate.com.br/2011/09/06/troque-seu-cachorro-por-uma-crianca-pobre-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Classismo, sexismo, escravismo, racismo, xenofobismo, homofobismo e especísmo, Geledes, 28/12/11

http://arquivo.geledes.org.br/em-debate/colunistas/12403-classismo-sexismo-escravismo-racismo-xenofobismo-homofobismo-e-especismo

ALVES, JED. Especismo e as desigualdades entre espécies. Ecodebate, Rio de Janeiro, 14/03/2012

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ALVES, JED. Do antropocentrismo ao mundo ecocêntrico. Ecodebate, Rio de Janeiro, 13/06/2012

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ALVES, JED. Morre o Solitário George: desaparece mais uma espécie em Galápagos. Ecodebate, Rio de Janeiro, 29/06/2012

http://www.ecodebate.com.br/2012/06/29/morre-o-solitario-george-desaparece-mais-uma-especie-em-galapagos-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Erradicar o Ecocídio. Ecodebate, Rio de Janeiro, 31/10/2012

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ALVES, JED. Especismo e ecocídio: 100 milhões de tubarões mortos por ano. Ecodebate, RJ, 07/11/2012

http://www.ecodebate.com.br/2012/11/07/especismo-e-ecocidio-100-milhoes-de-tubaroes-mortos-por-ano-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Especismo e ecocídio: o massacre de elefantes e o comércio de marfim. Ecodebate, RJ, 21/11/2012

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ALVES, JED. Especismo e ecocídio: a ameaça de extinção dos rinocerontes. Ecodebate, RJ,28/11/2012

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ALVES, JED. Especismo e ecocídio: a destruição da Amazônia. Ecodebate, RJ, 01/02/2013

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ALVES, JED. Especismo e ecocídio: Gorilas ameaçados de extinção. Ecodebate, RJ, 10/04/2013

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ALVES, JED. Por um mundo mais selvagem! Ecodebate, RJ, 14/08/2013

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ALVES, JED. Especísmo e ecocídio: o sumiço das abelhas. Ecodebate, Rio de Janeiro, 18/09/2013

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ALVES, JED. Especismo e ecocídio: a extinção dos tigres. Ecodebate, Rio de Janeiro, 25/10/2013

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ALVES, JED. Direitos Humanos e Direitos da Natureza. Ecodebate, Rio de Janeiro, 06/12/2013

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ALVES, JED. Reduzir a população de bovinos para combater o desmatamento e o aquecimento global. Ecodebate, Rio de Janeiro, 07/02/2014

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ALVES, JED. O naufrágio dos deltas devido às atividades humanas. Ecodebate, RJ, 21/05/2014

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ALVES, JED. Especísmo e ecocídio: a extinção dos Guepardos. Ecodebate, Rio de Janeiro, 22/08/2014

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ALVES, JED. Especismo e ecocídio: a extinção dos leões na África Ocidental e perda de biodiversidade no mundo. Ecodebate, Rio de Janeiro, 15/10/2014

http://www.ecodebate.com.br/2014/10/15/especismo-e-ecocidio-a-extincao-dos-leoes-na-africa-ocidental-e-perda-de-biodiversidade-no-mundo-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Para evitar o holocausto biológico: aumentar as áreas anecúmenas e reselvagerizar metade do mundo. Ecodebate, Rio de Janeiro, 03/12/2014

http://www.ecodebate.com.br/2014/12/03/para-evitar-o-holocausto-biologico-aumentar-as-areas-anecumenas-e-reselvagerizar-metade-do-mundo-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Deserto verde e Defaunação. Ecodebate, Rio de Janeiro, 18/03/2015

http://www.ecodebate.com.br/2015/03/18/deserto-verde-e-defaunacao-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Especismo, Ecocídio e a degradação da Grande Barreira de Corais. Ecodebate, RJ, 15/05/2015

http://www.ecodebate.com.br/2015/05/15/especismo-ecocidio-e-a-degradacao-da-grande-barreira-de-corais-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ANDRADE, Rodrigo. Introdução ao Abolicionismo Animal, 2012

http://abolicionismo-animal.blogspot.com.br/p/a-nova-escravidao.html

SINGER, Peter. Libertação animal, Martins Fontes, 1975

https://olhequenao.files.wordpress.com/2011/12/peter-singer-libertac3a7c3a3o-animal.pdf

Pelo fim da Escravidão Animal https://pt-br.facebook.com/ANIMAL.ABOLITIONISTS.PeloFimDaEscravidaoAnimal

Eradicating Ecocide http://www.eradicatingecocide.com/

Dia mundial (22/08) contra o Especismo: http://end-of-speciesism.org/

http://www.end-of-speciesism.org/pt/reivindicacoes/

 

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

 

in EcoDebate, 19/08/2015

Dia Mundial pelo fim do Especismo: 22 de agosto, artigo de José Eustáquio Diniz Alves, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/08/2015, https://www.ecodebate.com.br/2015/08/19/dia-mundial-pelo-fim-do-especismo-22-de-agosto-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/.


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2 comentários em “Dia Mundial pelo fim do Especismo: 22 de agosto, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

  1. O bicho humano tem ppor hábito usar o termo “animal” como pejorativo, dando a entender como um sinonimo de coisa ruim, que não presta, que é inferior. Entretanto, pelas características comportamentais do “Homo “Sapiens” estes sinonimos deveriam ser usados para descrever exatamente a si próprio porque na forma usual podemos dizer que é um insulto a todos os demais indivíduos NÃO HUMANOS porque, se analisarmos com isenção, os “ANIMAIS” não são outros, senão nós mesmos! Ah, o mesmo Deus que os humanos dizem que os crou “à Sua imagem e semelhança”, levando em consideração tudo o que foi dito, também está sendo insultado porque isto é a maior blasfêmia que já se ouviu.

  2. “Dia Mundial pelo fim do Especismo: 22 de agosto, artigo de José Eustáquio Diniz Alves”.

    Parabenizo o autor do artigo em apreço, Doutor José Eustáquio Diniz Alves, por se superar a cada dia, chegando a produzir um artigo de qualidade tão excelente.
    Se a sua produção somada à produção de tantos outros estudiosos, de agora e do passado, não forem capazes de curar os vícios acumulados em grande parte da espécie humana, ao menos servirão para que, no final, não se declarem desconhecedores dos males que causavam a todas as espécies e, inclusive, à própria espécie humana.
    A Educação – ou o que chamam de Educação – tem sido conivente com essa deformação conceitual e prática, a qual é promovida pelas crenças religiosas, que, desde as origens e até a atualidade, se fundamentam em estórias de ficção, levando grande parte da espécie humana, mais ingênua ou menos humilde, a mergulhar em um mundo de ilusões, considerando-se superior às demais espécies, e, como seres especiais, merecedores de proteção durante a vida e de vida eterna após a morte, proteção esta concedida por um deus – ou por vários deuses – produto de sua própria criação.

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