EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Projeto na Câmara anula portaria que define 475 espécies aquáticas ameaçadas de extinção

Para o deputado, ao impor restrições ao exercício da atividade pesqueira, o MMA vai além das competências a ele atribuídas.

Proposta em análise na Câmara dos Deputados anula a portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA – 445/14) que reconhece como ameaçadas de extinção as espécies de peixes e invertebrados que integram a ‘Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos’. A portaria proíbe a pesca de 475 espécies de peixes em todo o território nacional.

O cancelamento da portaria está previsto no Projeto de Decreto Legislativo 36/15, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). Para o deputado, ao impor restrições ao exercício da atividade pesqueira, o MMA vai além das competências a ele atribuídas.

O deputado explica que, embora o Ministério do Meio Ambiente tivesse, desde sua criação em 1992, a incumbência de gerenciar e licenciar a pesca no País, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Lei 11.958/2009 claramente transferiu essa competência para o Ministério da Pesca e Aquicultura.

“É nítida a invasão de competência exercida pelo Ministério do Meio Ambiente, que deveria deixar o regramento da pesca (incluindo a lista de espécies ameaçadas de extinção e suas proibições) a cargo do Ministério da Pesca e Aquicultura, ou, no máximo, exercê-lo em conjunto”, argumentou Moreira.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito). Depois, segue para análise do Plenário.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PDC-36/2015

Informações da Agência Câmara de Notícias, in EcoDebate, 01/08/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Projeto na Câmara anula portaria que define 475 espécies aquáticas ameaçadas de extinção

  • Claro, porque a realidade da extinção pode ser apagada por um ato legislativo >_< .

    Espero que não passe. E o nome desse deputado já está na minha lista de "em quem nunca votar".

Fechado para comentários.