EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

França considera alguns linfomas, potencialmente causados por pesticidas, como doença ocupacional

 

veneno

A França reconheceu como uma doença ocupacional (causada por fatores relacionados ao ambiente de trabalho, ndlr) um tipo de câncer do sistema imunológico, o linfoma não-Hodgkin, quando afeta os agricultores expostos a pesticidas no exercício de sua profissão. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias.

A exposição pode ser resultado de “manipulação e utilização” dos pesticidas, “contato ou inalação” ou ” contato com culturas, áreas, animais tratados ou manutenção de máquinas para aplicação de pesticidas”, informa o decreto expedido pelo Ministério da Agricultura francês.

“O reconhecimento desta doença permitirá que muitas vítimas consigam (segurança social) obter assistência médica ligada a sua condição e recebam uma indenização”, afirmou em comunicado a associação Phyto-Victimes, que milita pelo reconhecimento do impacto dos pesticidas na saúde.

É uma “nova fase” para “tornar visível o impacto dos pesticidas na saúde dos trabalhadores “, acrescentou a organização.

Em março deste ano, cinco pesticidas, entre eles um dos mais utilizados no mundo, foram qualificados como “possíveis” ou “prováveis” cancerígenos pela agência do câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O glifosato, presente entre outros no Roundup, um dos pesticidas mais vendidos do mundo, e os inseticidas malathion e diazinon foram classificados cancerígenos “prováveis para o homem” pela Agêcia Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC), com sede em Lyon, na França.

 

Publicado no Portal EcoDebate, 11/06/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa