EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

As oito supercentenárias vivas nascidas no século XIX, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

As oito supercentenárias vivas nascidas no século XIX

[EcoDebate] Misao Okawa, a pessoa mais idosa do mundo até o mês passado, morreu no dia 01 de abril de 2015, aos 117 anos e 21 dias. Nascida em 05/03/1898, ela era uma das dez supercentenárias nascidas no século XIX. Seis dias depois, em 07/04/2015, morreu Gertrude Weaver, aos 116 anos e 280 dias, em uma casa de repouso do Estado de Arkansas, nos Estados Unidos. Ela ficou no “trono” da pessoa mais idosa do mundo apenas durante uma semana.

Supercentenários são as pessoas que completam 110 anos. Segundo o Gerontology Research Group, há atualmente vivendo no mundo 76 supercentenários (74 mulheres e 2 homens). A lista inclui apenas os indivíduos mais longevos que tiveram a idade comprovada.

Passar dos 110 anos é um privilégio raro. Passar dos 115 anos é um privilégio raríssimo. Atualmente existem apenas oito pessoas vivas (todas mulheres) que nasceram no século XIX (considerando que o ano de 1900 pertence ao século XIX).

A pessoa mais longeva de todos os tempos foi a francesa Jeanne Calment que viveu 122 anos e meio (44.724 dias). Este é o recorde absoluto e a única pessoa do mundo, comprovadamente, a ultrapassar os 120 anos. Com a morte de Misao Okawa e da norteamericana Gertrude Weaver, a também norteamericana Jeralean Talley, nascida em 23/05/1999 e com 115 anos e 330 dias se tornou a pessoa mais idosa do mundo.

O Brasil nunca teve uma pessoa, comprovadamente, que tenha vivido mais de 115 anos. Ou seja, não existe nenhuma pessoa brasileira viva que tenha nascido no século XIX. No global, as únicas oito pessoas nesta situação, cinco são dos Estados Unidos, uma da Itália, uma da Jamaica e outra do Japão.

Não é fácil superlongeviver. Jeralean Talley deverá fazer 116 anos no dia 23/05/2015. Vida longa!

 

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

 

Publicado no Portal EcoDebate, 24/04/2015

[cite]


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “As oito supercentenárias vivas nascidas no século XIX, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

  • A data de nascimento de Jeralean Talley está errado deve ser 1899 e não 1999.

  • Não estamos nessa lista mais pela precariedade da nossa documentação que por qualquer outro motivo. Me lembro de várias matérias de jornal sobre uma supercentenária ex-escrava que teria vivido 124 anos… mais ou menos, pois como ex-escrava, não tinha certidão de nascimento.

Fechado para comentários.