Solos hospedam um quarto da biodiversidade do planeta, lembra ONU

 

A Semana Mundial do Solo coincide com o Ano Internacional do Solo, comemorado em 2015, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os benefícios, muitas vezes não reconhecidos, dos solos para a saúde e o desenvolvimento sustentável.

 

Solos saudáveis são essenciais para a segurança alimentar. Foto: FAO/Olivier Asselin

 

Com o início das comemorações da Semana Mundial do Solo nesta segunda-feira (20), em Berlim (Alemanha), o diretor da Divisão de Solo e Água da Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), Moujahed Achouri, salientou a importância da saúde dos solos para a produção global de alimentos e a importância de priorizar a saúde dos solos nas políticas públicas.

“Se as necessidades primordiais da humanidade por segurança alimentar e nutricional, alívio das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável devem ser cumpridas, os recursos do solo têm que receber a atenção mundial que merecem”, afirmou Achouri. “Os solos são essenciais para alcançar a segurança alimentar e nutricional e têm o potencial para ajudar a aliviar os impactos negativos das mudanças climáticas.”

Além de deter 95% da produção de alimentos, os solos hospedam mais de um quarto da biodiversidade do planeta, são uma importante fonte de produtos farmacêuticos, e desempenham um papel fundamental no ciclo do carbono, acrescentou. A degradação dos solos é estimada em 33% em nível global e as pressões adicionais colocadas sobre os solos estão atingindo limites críticos, com o potencial de ameaçar a segurança alimentar e levar muitas pessoas à pobreza, alertou.

A Semana Mundial do Solo coincide com o Ano Internacional do Solo, comemorado em 2015, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os benefícios, muitas vezes não reconhecidos, dos solos para a saúde e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: ONU Brasil

Publicado no Portal EcoDebate, 23/04/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top