EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama deflagra operação de prevenção ao desmatamento com o uso do fogo

 

Ibama deflagra operação de prevenção ao desmatamento com o uso do fogo

 

O Ibama, por meio de uma ação conjunta entre a Coordenação de Operações de Fiscalização (Cofis), a Coordenação Geral de Monitoramento Ambiental (Cgmam) e o Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), deflagrou a “Operação Apoena” (aquele que enxerga longe).

O objetivo é inibir a conversão de áreas de floresta por meio do uso sucessivo de queimadas em áreas degradadas.

Cerca de 800 polígonos, apenas no Mato Grosso, foram mapeados em propriedades privadas, correspondente a 1.100 Km2 de áreas sistematicamente degradadas ao longo dos anos, que estão em um processo gradual de conversão para atividades agropecuárias.

Além das ações rotineiras de fiscalização, especialistas e peritos em incêndios florestais vão notificar os proprietários a tomar medidas de prevenção, garantindo-se a regeneração natural destas áreas.
A iniciativa tem por objetivo antecipar os problemas verificados nos outros anos, quando as áreas eram convertidas de forma lenta, com o uso sistemático do fogo.

“Os proprietários que degradaram suas áreas de reserva legal e de preservação permanente têm a obrigação de recuperá-las. A operação vai transferir o ônus da preservação e da recuperação destas áreas aos responsáveis, economizando recursos públicos”, declarou o diretor de Proteção Ambiental, Luciano de Meneses Evaristo.

Todos os polígonos degradados serão monitorados via satélite. Caso sejam identificados focos de calor na área, será realizada a perícia e os proprietários que não tomarem medidas de proteção poderão ser autuados.

Ascom/Ibama
Foto: Ibama

Publicado no Portal EcoDebate, 14/04/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa