EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaPodcast

Por um Plano Nacional de Proteção de Nascentes, entrevista com Jean-François Timmers

 

Corredeira em Pirenópolis, no interior de Goiás. Foto de Henrique Cortez

 

podcast

O país enfrentou uma grave crise hídrica em 2014 e ela ainda não foi superada. Mas a crise hídrica, de acordo com alertas da ONU, não é exclusividade do Brasil.

Neste contexto, a conservação e recuperação de nascentes exigem uma rápida e urgente ação do poder público e de toda a sociedade. Não é algo simples e muitas vezes não é corretamente compreendido por todos os atores do processo.

Para falar sobre o assunto, entrevistamos Jean-François Timmers, Superintendente de Políticas Públicas, do WWF-Brasil


Se preferir, pode ouvir a entrevista no seu player ou fazer o download do arquivo MP3 [com 5.7 MB] clicando aqui.

 

Por Henrique Cortez*, para o Ecodebate.

* Henrique Cortez viajou a Pirenópolis a convite do Programa Água Brasil.

Saiba mais:

Ambientalistas pedem criação do Plano Nacional de Proteção de Nascentes

Proteger nascentes é saída para colapso hídrico, defende WWF-Brasil

Até 2030 planeta pode enfrentar déficit de água de até 40%, alerta relatório da ONU

 

Publicado no Portal EcoDebate, 26/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Por um Plano Nacional de Proteção de Nascentes, entrevista com Jean-François Timmers

  • Assisti vosso debate pela TV CAMARA de 24/03/2015 entao achei muito importante, mas foi esquecido de que preservar tem um custo alto e o produtor nao pode deixar de gerar receita, todos tem a necessitada de usufruir de suas terras para produzir graos ou de pastagens para desenvolver sua receita para a propria sobrevivencia do ser humano. Possuo fazenda com 4.000 ha na regiao de Brasilia, venho
    mantendo a preservacao ambiental, porque o local por ser pitoresco possui a maior bacia hidrografica da regiao tendo 25 km na sua extensao, contendo os lencois freaticos, vindo protegendo ao longo de toda esta extensao entorno dos rios, fazendo a opcao de preserva-lo, deixando de receber receita anuais para assumir prejuizos para manter esta sustentabilidade, muito menos reconhecido e sem ajuda financeira para continuar preservando, vejo agora o debate , dou gracas pelo reconhecimento desta grande necessidade, apesar que foi visto ja tarde paraa preservar as nascentes daguas para o bem do proprio homem, mas deve existir ajuda, pois para preservar tem custo e todos vao beneficiar disto, portanto deve ser reconhecido, pois todos tem necessidade de ajudar o guardiao da preservacao ambiental, porque agua e bem comum para todos.

Fechado para comentários.