Ibama embarga 492 hectares desmatados ilegalmente na caatinga paraibana

 

Ibama embarga 492 hectares desmatados ilegalmente na caatinga paraibana

 

Agentes ambientais da Superintendência do Ibama na Paraíba identificaram e embargaram 44 áreas que estavam sendo desmatadas ilegalmente, num total de 492 hectares, durante a primeira etapa da operação Mandacaru. A fiscalização foi durante o período de 21 de fevereiro a 09 de março último, e tinha por objetivo coibir o desmatamento ilegal e a exploração irregular de vegetação nativa no bioma Caatinga.

A ação fiscalizatória foi realizada em mais de 10 municípios situados nas regiões do sertão e do cariri paraibanos. Além do embargo das áreas, o Ibama aplicou mais de R$ 700 mil em multas a 44 infratores, tendo sido apreendidos ainda um trator, dois computadores, três caminhões e uma motosserra.

A Caatinga é um bioma que inclui diversas formações vegetais, sendo a região semi-árida mais populosa do mundo. O ecossistema se estende por quase todos estados do nordeste e parte de Minas Gerais, e é considerado muito importante do ponto de vista biológico por apresentar fauna e flora únicas, formadas por uma vasta biodiversidade e rica em recursos genéticos. Estima-se que pelo menos 932 espécies já foram registradas, das quais 380 são encontradas exclusivamente na região.

Texto e fotos: Ascom/Ibama/PB

Publicado no Portal EcoDebate, 12/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 comentários em “Ibama embarga 492 hectares desmatados ilegalmente na caatinga paraibana

  1. Não basta embargar, há que ensinar a arborizar a caatinga, e ao mesmo tempo tirar dela alguma lenha para consumo próprio.

  2. Quem dita as regras do jogo?

    Seria o caso de dizer que as medidas deviam ser aplicadas preventivamente, e não posterior à devastação.
    Mas, como sabemos, o regime capitalista, para sobreviver, precisa utilizar todos os meios possíveis e inimagináveis para obter, sempre, o desenvolvimento econômico, e, para isso, utiliza a mídia e as religiões como meios de divulgação de sua ideologia e de incentivo à reprodução humana, garantindo, dessa forma, uma população global da espécie sempre crescente.
    Mas, se é o capitalismo quem dita as regras do jogo, fazer o quê?

Comentários encerrados.

Top