EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Moratória de pesca da piracatinga é fiscalizada no Amazonas

 

Moratória de pesca da piracatinga é fiscalizada no Amazonas

 

O Ibama tem realizado uma série de ações no estado do Amazonas com o objetivo de fiscalizar a moratória da piracatinga. Apesar de não ter encontrado irregularidades quanto a pesca da espécie, os resultados a outros ilícitos incluem a apreensão de 40 toneladas de pescado em período de defeso e 17 embarcações irregulares. Foram lavrados 49 autos de infração, e um total de mais de R$1,400 milhões em multas.

No final do ano passado foi realizada a Operação Xandoré, nos rios Solimões, Japurá e Javari. A fiscalização ambiental também incluiu as reservas de desenvolvimento sustentável de Mamirauá e Amanã, além da terra indígena Vale do Javari, regiões com histórico de matança de botos para a pesca da piracatinga. Durante os trabalhos foram abordadas mais de cem embarcações. Em nenhuma foi encontrada a espécie piracatinga e não houve flagrante de abate de botos.

Em janeiro deste ano foi realizada a Operação Rotina I, nos municípios de Manacapuru e Iranduba. Foram realizadas vistorias em indústrias de beneficiamento de pescado para conferência das declarações de estoque de peixes do defeso e fiscalização do cumprimento da moratória da piracatinga. A fiscalização ambiental não encontrou nenhuma irregularidade.

No momento, está em curso a Operação Rios Federais I, com o objetivo de vistoriar indústrias pesqueiras nos municípios de Itacoatiara, Tefé, Fonte Boa e Tabatinga.

Ascom/Ibama/AM
Foto: Ibama/AM

Publicado no Portal EcoDebate, 11/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa