EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança climática põe em risco direitos humanos de milhões de pessoas

 

Alerta foi feito pela vice-alta comissária da ONU em reunião no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra; Flavia Pansieri afirmou que a mudança do clima enfraquece os direitos à saúde e à comida.

 

impacto do aquecimento

 

Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A vice-alta comissária da ONU, Flavia Pansieri, alertou que a mudança climática põe em risco os direitos humanos de milhões de pessoas no mundo.

Em pronunciamento feito esta sexta-feira no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, Pansieri disse que a mudança do clima enfraquece os direitos à saúde, à comida, à água e ao saneamento.

Guerras

Segundo a vice-alta comissária, “os desastres ambientais atualmente deslocam mais pessoas do que as guerras”.

Ela citou ainda o iminente desastre humanitário enfrentado por milhões que vivem nas ilhas do Pacífico.

Pansieri declarou que “seus direitos à habitação e até mesmo à cidadania estão ameaçados pelo aumento do nível dos mares, que obrigou a retirada dessas pessoas não só de suas casas, mas também as deixou numa terra de ninguém”.

A representante da ONU disse que “é apenas uma questão de décadas até que as ilhas de Kiribati e Tuvalu desapareçam debaixo das ondas”. Para ela, não é somente uma questão de empacotar os pertences e mudar para outro lugar”.

Encruzilhada

Pansieri explicou que nestas regiões existem prédios públicos, tribunais, hospitais e escolas que vão desaparecer também. Ela disse que esses “refugiados da mudança climática” correm o risco de se tornarem apátridas se não convencerem outros países a lhes conceder passaportes, bem-estar e proteção.

O presidente do Conselho de Direitos Humanos, Joachim Rücker, afirmou que “o mundo está numa encruzilhada”.

Ele disse que em dezembro, o novo acordo sobre o clima será finalizado e poderá definir o curso que os países vão adotar para o futuro não só ambiental, mas também de suas sociedades.

Numa mensagem de vídeo, o secretário-geral, Ban Ki-moon, declarou que chegou a hora de uma ação climática. Segundo ele, o mundo deve transformar suas economias e aproveitar o potencial de um futuro de baixo carbono.

 

Publicado no Portal EcoDebate, 09/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Mudança climática põe em risco direitos humanos de milhões de pessoas

  • A TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA.

    Que é necessário substituir, em toda a Terra, o regime capitalista pelo socialismo, para salvar o planeta da exploração sem limites, empreendida pelo capitalismo, em busca do lucro e do desenvolvimento infinito, e que levará o sistema planeta Terra ao colapso, tendo como consequência a extinção de todas as espécies vivas, que a implementação desse processo é necessária e urgente, grande parte dos seres humanos sabe, e, entre estes, se encontram os defensores do capitalismo, mas o grande nó da questão é: quem, quando e como iniciar e conduzir essa transformação, antes que o colapso haja se instalado?

Fechado para comentários.