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Artigo

Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – validação dos resultados VI, por Antonio Silvio Hendges

 

artigo

 

PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Análise dos resultados VI – Política Nacional de Resíduos Sólidos

[EcoDebate] Este é o último artigo de divulgação e análise dos resultados da pesquisa online sobre a educação ambiental no Brasil, realizada no segundo semestre/2014 pelo Projeto Escolas Sustentáveis/Cenatec, Projeto AJO Ambiental – , grupos SOS Meio Ambiente nas redes sociais Linkedin e Facebook, com apoio dos Educadores Online e Educadores Multiplicadores. A pesquisa se constituiu de 10 questões com quatro alternativas de múltipla escolha, direcionada às escolas públicas, escolas particulares, empresas e organizações da sociedade civil como ONGs, sindicatos, cooperativas, associações diversas. Os artigos anteriores podem ser acessados aqui no Portal EcoDebate e trazem informações sobre diversos aspectos, ações e atividades de educação ambiental desenvolvidas no país.

As últimas duas questões da pesquisa enfocaram a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o nível de conhecimento e de adaptação dos entrevistados às diretrizes previstas neste dispositivo legal. A nona questão teve a participação de 197 entrevistados em um total de 198 e solicitou o nível de conhecimento sobre este tema: “O Brasil criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, que determina o fechamento dos lixões e tem prazo de vigência a partir de agosto/2014. Sua entidade conhece a lei”?

– Conhece: 74,11% com 146 respostas;

– Desconhece: 7,11 com 14 respostas;

– Conhece parcialmente: 18,27% com 36 respostas;

– Não considera importante a existência de uma política específica para os resíduos sólidos: 0,51% com 01 resposta.

Percebe-se que em relação à PNRS a ampla maioria dos entrevistados declararam conhecer este dispositivo legal com 74,11% de respostas positivas e 18,27% que conhecem parcialmente, somando 92,38% dos entrevistados com conhecimento das diretrizes estabelecidas para os resíduos sólidos no país. O desconhecimento é de 7,11% e somente um dos entrevistados – 0,51% declarou não considerar importante uma política específica para este setor.

A décima e última questão da pesquisa obteve 195 respostas e também tratou dos resíduos sólidos, solicitando aos entrevistados sua opinião a respeito da responsabilidade compartilhada e da adequação das entidades para com estas diretrizes: “A Política Nacional de Resíduos Sólidos foca a responsabilidade compartilhada, envolvendo sociedade, empresas, prefeituras, governos estaduais e federal e determina a logística reversa que responsabiliza os fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores pelo destino final dos produtos e seu retorno às indústrias após a vida útil para destinação ambientalmente adequada. Qual a postura da sua entidade em relação a esta determinação legal”?

– Reconhece a importância da Lei e já está adaptada para as mudanças necessárias: 52,82% com 103 respostas;

– Está buscando informações e instrumentos para se adequar à Lei: 34,36% com 67 respostas;

– Ainda não está preparada para estas mudanças: 11,28% com 22 respostas;

– Não pretende se adequar voluntariamente às exigências da logística reversa: 1,54% com 03 respostas.

Nesta questão, novamente a maioria dos entrevistados – 52,82% declara ter compromissos com os dispositivos legais sobre os resíduos sólidos, reconhecendo a importância e adaptando-se às diretrizes estabelecidas e 34,36% está buscando informações para adequação, totalizando 87,18% de respostas positivas. 11,28% não estão ainda adequados e somente 1,54% dos entrevistados não pretende se adequar de forma voluntária aos princípios da responsabilidade compartilhada.

Escolas Sustentáveis, um projeto coletivo de responsabilidade ambiental e social do Centro de Assessoria em Resíduos Sólidos e Educação Ambiental – Cenatec, Projeto AJO Ambiental e grupos SOS Meio Ambiente nas redes sociais, agradecem a participação e divulgação desta pesquisa sobre a educação ambiental no Brasil. Agradecemos também a colaboração dos Educadores Online e Educadores Multiplicadores, fundamentais para o sucesso desta iniciativa.

Um agradecimento muito especial ao Portal EcoDebate que apoiou e divulgou esta pesquisa durante sua realização e também os resultados e breves análises através da publicação dos seis artigos resultantes.

Muito obrigado a todos. Sempre em frente. Sempre!

Antonio Silvio Hendges, Articulista do EcoDebate, professor de Biologia, pós graduação em Auditorias Ambientais, assessoria em Sustentabilidade e Educação Ambiental – www.cenatecbrasil.blogspot.com.br

Nota da Redação: Leiam, ainda, as partes anteriores deste artigo:

Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados I

Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados II

Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados III

Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados IV

Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – Avaliação dos resultados V

 

Publicado no Portal EcoDebate, 03/03/2015

[cite]


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One thought on “Pesquisa sobre a Educação Ambiental no Brasil – validação dos resultados VI, por Antonio Silvio Hendges

  • Existem muitos vereadores, de pequenas prefeituras, que nem sabem da existência da lei!

Fechado para comentários.