Petição exige plano de manejo que garanta realmente conservação de áreas de Cerrado em Goiás

 

Um abaixo-assinado online, publicado no site Petição Pública, exige um plano de manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto que garanta, de fato, a conservação da Chapada dos Veadeiros e da Reserva da Biosfera do Cerrado.

(Com informações de Petição Pública)

O texto da petição critica vários pontos da proposta para o plano de manejo da APA de Pouso Alto (englobando a Chapada dos Veadeiros e entorno), apresentada em dezembro de 2014, que segue na contramão da preservação do bioma Cerrado. Segundo descrição do abaixo-assinado, essa proposta de 2014 permite a pulverização aérea de defensivos agrícolas (agrotóxicos), empreendimentos de mineração, centrais geradoras hidroelétricas e propõe um zoneamento não adequado para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região da Chapada dos Veadeiros.

 

 

Clique aqui e acesse a petição

“Considerando que o plano de manejo é uma importante ferramenta para a gestão do território e uma das poucas ferramentas jurídicas que podem ser usadas para controlar empreendimentos com atividades de grande impacto, a proposta apresentada oferece sérios riscos socioambientais para a região”, afirma o texto do abaixo-assinado.

Ainda de acordo com a petição, a região da APA é de grande importância para o abastecimento da bacia do Rio Tocantins, para a biodiversidade e para o ecoturismo brasileiro. “A aprovação dessa proposta para o Plano de Manejo é mais um passo em direção à extinção do bioma Cerrado”, ressalta.

Com mais de 5.500 assinaturas, o abaixo-assinado é endereçado ao Conselho de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SEMARH), governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), e presidenta Dilma Rousseff (PT).

Petição socializada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e publicada no Portal EcoDebate, 25/02/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Petição exige plano de manejo que garanta realmente conservação de áreas de Cerrado em Goiás

  1. Parem ja com essa locura e procurem outras formas de obter energia e consumir menos.

Comentários encerrados.

Top