Ibama desativa depósitos do tráfico de fauna no interior do estado da Bahia

 

No período de 11 a 21 de dezembro, a fiscalização do Ibama realizou a Operação Blu, que teve por objetivo desativar depósitos ilegais de fauna localizados próximos às áreas-fonte para captura de animais silvestres na região Nordeste. Durante a ação, mais de 500 animais foram apreendidos e seis depósitos de animais silvestres, desativados, sendo aplicados, no total, R$ 850 mil em multas.

 

Ibama desativa depósitos do tráfico de fauna no interior do estado da Bahia

 

Nos depósitos, os animais vão sendo acumulados para posterior comercialização, alimentando o tráfico de animais silvestres. Entre os depósitos desativados, destaca-se um no município de Brejolândia/BA, onde foram encontrados mais de 100 animais, entre cardeais, sabiás e coleiros, prontos para serem comercializados. No local, foram encontradas gaiolas com o objetivo exclusivo de se amansarem animais capturados. Além destes, foram desmontados depósitos de jabutis e de animais pouco comuns no tráfico de fauna, como gralhas e carcarás.

Segundo o coordenador da operação, Roberto Cabral Borges, seguindo o disposto em Lei e avaliação técnica, 98% dos animais apreendidos foram soltos em seu habitat. Além disso, ele reforça a importância das denúncias feitas pela população: “A Operação Blu foi inteiramente proposta com base em um trabalho de inteligência a partir das informações registradas no Sistema Linha Verde de Ouvidoria. Assim, é muito importante que a população continue registrando os crimes contra a natureza, pelo telefone 0800-61-8080”.

 

Ibama desativa depósitos do tráfico de fauna no interior do estado da Bahia

 

O nome da operação surgiu em alusão ao personagem principal da animação “Rio”, que conta a história de uma ararinha-azul que é vítima de traficantes de animais silvestres. Ações nestas áreas-fonte diagnosticadas pelo Ibama são importantes, pois auxiliam na coibição da captura e permitem uma reintegração mais fácil dos animais apreendidos à natureza.

Ascom/Ibama
Fotos: Silvia Viana/Ibama

Publicado no Portal EcoDebate, 11/02/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top