Carioca desenvolve aplicativo que ajuda a controlar consumo de energia

 

Cálculo de Consumo de Energia, disponível para Android, auxilia consumidor a controlar despesas domiciliares

 

energia 'verde'

 

O programador carioca Claudioney Loureiro, de 33 anos, não estava satisfeito com os gastos mensais em energia. Achava o consumo alto para sua família e decidiu criar uma ferramenta para ajudá-lo a controlar as despesas e, ao mesmo tempo, identificar os vilões do consumo de energia em sua casa.

Foi assim que surgiu a ideia do aplicativo Cálculo de Consumo de Energia. Com ele, Claudioney começou a calcular a quantidade de energia que cada aparelho consumia e com isso tomou algumas medidas.

“Usando o aplicativo, descobri que dois aparelhos da minha casa, um ar condicionado e a geladeira, estavam consumindo muita energia. O aparelho de ar era bem velho e aí decidi substituir por um novo.

Com relação à geladeira, descobri que estava com um problema no termostato e isso fazia o consumo ser muito alto. Para se ter uma ideia, por dia eu gastava 15 kw a cada 24 horas e hoje eu gasto em média de 2 a 4kw a cada 24 horas”, conta.

Esses pequenos reparos, aliados a mudanças na casa, fizeram com que o consumo de energia de Claudioney, sua esposa e a filha caísse substancialmente.

“Acho que consegui economizar meus gastos em mais de 15% por mês”, garante. Ele classifica os reparos e mudanças na casa um investimento, e não uma despesa. “O que você gasta substituindo uma lâmpada, trocando a janela de madeira por uma de vidro, em pouco tempo se converte em economia na conta de luz”, avalia.

O que era para ser uma ferramenta pessoal de acompanhamento de gastos acabou se transformando em um aplicativo disponível para download e surpreendeu o idealizador em termos de receptividade.

“Eu coloquei ele para download e me surpreendi que várias pessoas baixaram, comentaram e mandaram sugestões de melhorias. E foi com base nessas melhorias que estou trabalhando em uma atualização e ela deve estar disponível em breve”, afirma.

Para Claudioney, a conscientização do consumo deve ser uma preocupação de todas as pessoas, não apenas por conta dos gastos, mas também pela questão ambiental.

“Acho que as pessoas hoje em dia estão se preocupando mais com isso. Não somente em diminuir o consumo como também procurar meios alternativos. Esse aplicativo é a minha contribuição, de certa forma”, finaliza.

O aplicativo Cálculo de Consumo de Energia está disponível em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.claudioney.calculaenergia

Fonte: Portal Brasil

Publicado no Portal EcoDebate, 06/02/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Carioca desenvolve aplicativo que ajuda a controlar consumo de energia

  1. Parabens Claudioney por esta brilhante iniciativa, na qual você não apenas releva a sua preocupação com os gastos financeiros referentes ao consumo excessivo de energia elétrica, mas, sobretudo, vislumbra a conservação ambiental de um recurso natural, finito que é a água, utilizável na geração de energia elétrica por Usinas Hidrelétricas, assim como, previne ou atenua a geração de CO2, emitido para a atmosfera, quando da geração de energia por Usinas Termoelétricas a diesel, as quais são colocadas em operação, exatamente neste períodos de estiagens (pouca precipitação pluviométrica).
    Parabenizo, também, os que estão a contribuir para a melhoria de seu invento. Aguardo disponibilizá-lo!.
    Att.,
    Joel.

Comentários encerrados.

Top