EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mangueiras podem ajudar na recuperação do solo degradado

 

Pesquisa da UFRA descobriu que as mangueiras podem ajudar a reabilitar o solo em áreas degradadas e que antes não tinham uso algum

 

Mangueira. Foto de FAUSTO APARECIDO PEREIRA

 

Quem conhece Belém sabe que aquela capital é totalmente arborizada por lindas mangueiras, um símbolo da capital paraense. Agora, essas belíssimas árvores frutíferas estão sendo utilizadas na recuperação de áreas degradadas. Pelo menos esse é o objetivo de uma pesquisa realizada na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), coordenada pelos professores Adriano Sousa e Paulo Jorge, do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, e pertencente ao grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Para falar sobre o assunto, o programa Nossa Terra entrevistou o pesquisador da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Adriano Sousa, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia de que forma as mangueiras podem ajudar na recuperação do solo.

Adriano Sousa explicou que as mangueiras se adaptam muito bem ao clima de Belém. Segundo ele, a manga que está sendo trabalhada pela UFRA, desde 2010, foi cultivada em uma área de 26 hectares, que estava degradada, sem vegetação.

O pesquisador contou que essa área utilizada pela universidade para cultivar as mangueiras havia sido plantada pela última vez em 1993 e estava abandonada. O grupo de pesquisadores começou os trabalhos apenas em 2010, após a aprovação do projeto do CNPq.

Adriano ressaltou que foram feitas análises e balanço de água presente no solo para que fosse iniciado o cultivo das mangueiras. Segundo ele, desde então, está sendo observada uma melhora na qualidade das mangas e o solo não tem ficado exaurido em relação à qualidade nutricional e à quantidade de água.

O pesquisador da UFRA destacou que, apesar de a pesquisa ainda estar começando, os resultados já se mostram positivos. As mangas cultivadas pela universidade não precisam de muita água para sobreviver, ao contrário das encontradas na região de Iguaí, na Bahia, maior produtor de mangas do país, que precisam de muita irrigação.

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Nossa Terra.

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Airton Medeiros.

Produtor: Katia Lins

Publicado no Portal EcoDebate, 22/01/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Mangueiras podem ajudar na recuperação do solo degradado

  • O Cajueiro é muito utilizado no Nordeste, para recuperar solos degradados.

Fechado para comentários.