EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A convulsão do planeta Terra e um apelo final, artigo de Valdeci Pedro da Silva

 

opinião

 

[EcoDebate] Todos os biomas e climas terrestres estão sendo agredidos, com intensidades variáveis, pela grande fúria produtiva, extrativista e de consumo, empreendida pelo capitalismo, na tentativa alucinada de manter um crescimento econômico contínuo.

Essas agressões levaram os biomas e os climas ao estado de convulsão, o qual tem causado aumento de temperatura além do limite tolerável para o sistema, contaminação do solo, das águas e do ar, e provocado grande desequilíbrio na ocorrência de chuvas, o que faz com que regiões sejam castigadas com grandes períodos de estiagem, enquanto outras sofrem os danos causados por chuvas em excesso.

O aumento da temperatura tem causado a destruição das geleiras dos polos terrestres, fenômeno que exterminará as espécies – animais e vegetais – que vivem nessas regiões, e promoverá o aumento do nível dos oceanos, causando grandes distúrbios às vidas marinhas, podendo provocar o extermínio de muitas delas, e fazendo com que os oceanos invadam as áreas baixas, ocupadas por seres humanos como local de moradia ou de produção de alimentos, ou de extração mineral.

A presente exposição se fundamenta em uma infinidade de amplos estudos, que revelam os fenômenos aqui citados, os analisam, e apresentam os impactos ambientais por eles gerados, e aqueles que serão originados, em futuro breve, com a intensificação dos efeitos, no meio ambiente, desses fenômenos causados pela extração, produção e uso descontrolado e exacerbado dos recursos naturais que existiam no planeta Terra, e dos que ainda restam.

Os impactos ambientais que serão causados em futuro breve, certamente, levarão o sistema planeta Terra a um colapso, do qual não se pode avaliar, agora, a extensão, nem se alguma espécie viva sobreviverá.

Todo esse processo está evoluindo diante de nós. E o que tem sido feito pelas lideranças planetárias, para tentar impedir que as condições de vida, no planeta Terra, sejam abortadas?

Nada. Absolutamente nada, senão debates que não atingem o cerne da questão, pois os interesses dessas lideranças, via de regra, se restringem ao desenvolvimento econômico do capitalismo e à luta política em torno do poder do Estado.

E a intelectualidade, e as lideranças políticas, econômicas e religiosas capazes de ver o que há um passo adiante dos interesses mesquinhos, retrógrados e imediatos… onde estão essas forças que não se fazem mostrar, que não ocupam os parlamentos e as mídias do planeta, e não convocam toda a espécie humana para, unida, virar a página da vergonhosa História construída pelo egocentrismo, e, a partir daí, criar uma sociedade humana única e igualitária, em todo o Planeta, na qual todos os seres da espécie possam viver de forma organizada, e em comunhão com a Natureza?

A intelectualidade e as lideranças altruístas de todo o planeta Terra devem se apresentar, organizar e conduzir o processo de salvação da vida no Planeta, e a instituição de uma sociedade pacífica e solidária.

Valdeci Pedro da Silva é Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Alagoas.

 

Publicado no Portal EcoDebate, 13/11/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa