EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama embarga cinco indústrias e apreende 361,8 toneladas de pescados no Amazonas

 

Ibama embarga cinco indústrias e apreende 361,8 toneladas de pescados no Amazonas

 

A Operação Calophysus, realizada pelo Ibama nos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé e Fonte Boa, no Amazonas, aplicou R$ 6,2 milhões em multas e apreendeu 361,8 toneladas de pescados. Além disso, durante a operação, 28 indústrias de beneficiamento de pescados foram vistoriadas e cinco embargadas.

A operação teve como finalidade verificar a regularidade ambiental das indústrias e identificar possíveis ilícitos relacionados com a pesca de piracatinga, que envolve a matança de botos e jacarés.

As principais irregularidades constatadas foram: licenças ambientais de operação vencidas, ausência de registro geral de pesca, pendências no cadastro técnico federal e estoques de pescados sem comprovação de origem.

Durante a operação, também, foram realizadas reuniões com entidades representativas de pescadores e prestadas informações e orientações sobre a moratória da pesca da piracatinga, decretada pelos Ministérios da Pesca, Aquicultura e Meio Ambiente em julho deste ano, que ficará em vigor por um período de cinco anos, a partir de 1º de janeiro de 2015.

Durante o prazo estabelecido, ficam proibidos a pesca, a retenção a bordo, o transbordo, o desembarque, o armazenamento, o transporte, o beneficiamento e a comercialização da piracatinga em águas brasileiras, ressaltando-se a importância da comprovação da origem de pescado fornecido à indústria pesqueira, conforme Decreto Federal nº 6.514/2008 e Lei Federal nº 11.959/2009.

O Ibama continuará realizando operações de fiscalização da atividade pesqueira no segundo semestre de 2014 com ênfase, também, nas espécies de defeso de piracema.

Fonte: Ibama

 

EcoDebate, 10/09/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa